Instagram

Páginas do Governo e da ALE-RR são alvo de ataque hacker

Tanto o Executivo quanto o Legislativo confirmaram os ataques e informaram que retomaram o controle das páginas após seguidores notarem uma publicação estranha

Governo de Roraima e Assembleia Legislativa de Roraima (Fotos: Nilzete Franco/Folha BV)
Governo de Roraima e Assembleia Legislativa de Roraima (Fotos: Nilzete Franco/Folha BV)

As páginas do Governo de Roraima e da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) foram alvo de um ataque hacker neste domingo (7). Tanto o Executivo quanto o Legislativo confirmaram os ataques e informaram que retomaram o controle das páginas após seguidores notarem uma publicação estranha.

Em nota à Folha BV, a Secretaria de Comunicação do Governo de Roraima afirmou que origem do ataque ainda é desconhecida e que, “assim que tomou conhecimento do fato, retirou imediatamente do ar a postagem e comunicou imediatamente as autoridades de segurança, por meio da Secretaria de Segurança Publica e Delegacia Geral da Polícia Civil para as providências cabíveis”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A Assembleia Legislativa de Roraima disse que houve “uma tentativa de ataque hacker” e a postagem feita pelos criminosos já foi apagada. O Poder Legislativo afirmou à Folha BV que já está tomando as providências judiciais cabíveis.

Outros ataques

Na última terça-feira (2), a primeira-dama de Roraima e conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), teve sua conta no Instagram hackeada. Seguidores de Simone Souza notaram postagens estranhas e a alertaram sobre a possível invasão. Segundo a conselheira, medidas necessárias já foram tomadas para garantir a segurança de suas informações pessoais.

Três dias depois presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), disse que seu número de celular foi alvo de um ataque cibernético. Sampaio disse ter desativado o número e acionado providências policiais para investigar o caso. “Estamos orientando todos os grupos de WhatsApp que o tenham adicionado em seus contatos, que o remova com urgência”, diz em comunicado nas redes sociais.