Política

Novos dirigentes do TCERR tomam posse

Assume a presidência a conselheira Cilene Salomão, a primeira mulher a dirigir a instituição e única componente feminina do colegiado

Novos dirigentes do TCERR tomam posse Novos dirigentes do TCERR tomam posse Novos dirigentes do TCERR tomam posse Novos dirigentes do TCERR tomam posse

Em sessão especial realizada no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto, tomou posse na manhã desta sexta-feira (04) a nova composição do Tribunal de Contas de Roraima (TCERR) para o biênio 2019/2020. Assume a presidência a conselheira Cilene Salomão, a primeira mulher a dirigir a instituição e única componente feminina do colegiado.

Após a abertura dos trabalhos, proferida pelo então presidente conselheiro, Manoel Dantas, e a execução do hino nacional, foi apresentado um vídeo com imagens e depoimentos sobre as principais realizações da gestão que se encerra. Em seguida, conforme os procedimentos regimentais, foram procedidas as assinaturas dos termos de posse.

Tomaram posse, como presidente, a conselheira Cilene Lago Salomão, como vice-presidente, o conselheiro Manoel Dantas Dias, como corregedor, o conselheiro Joaquim Pinto Souto Maior Neto e como presidente da Escola de Contas, o conselheiro Célio Rodrigues Wanderley.

Ao passar o cargo à nova titular, o conselheiro Manoel Dantas lembrou em discurso os desafios que foram enfrentados durante o período de sua gestão em meio à crise que atingiu o Estado, além de uma crise conjuntural em 2018 em virtude de uma medida liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), que reduziu a receita corrente líquida do TCERR de 3% para 0,87%. Conforme relatou o agora ex-presidente, foi necessário tomar atitudes drásticas, como diminuir o número de servidores e de cargos comissionados, reduzir salários e promover o incentivo ao desligamento voluntário e à aposentadoria de servidores. Porém, ele enfatizou que mesmo em meio a tantas dificuldades foi possível promover melhorias nas estruturas prediais, modernizar as rotinas operacionais e tecnológicas da instituição, capacitação de servidores, entre outros benefícios.

A nova presidente do TCERR, conselheira Cilene Salomão, destacou que um dos papéis mais importantes da instituição é o elo com a sociedade roraimense. Enfatizou que a transparência e a celeridade em busca de resultados positivos serão os pilares de sua gestão. A conselheira também lembrou que nos últimos dois anos o TCERR determinou que mais de 74 milhões de reais fossem restituídos aos cofres públicos. Apesar desse papel punitivo, ela deseja ampliar a linha de orientação aos gestores, dos cidadãos e dos futuros cidadãos por meio do programa TCERR e a Cidadania, projeto que vem sendo desenvolvido nas escolas públicas e privadas desde o ano passado. Finalizou afirmando que tem como meta à frente da Corte de Contas reduzir o passivo processual do TCERR, aprimorar a informatização, estreitar a aproximação com os órgãos fiscalizadores e fortalecer a Escola de Contas (Escon).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.