Política

Novo coordenador promete priorizar liberação de emendas

O deputado Hiran Gonçalves (Progressistas/RR) foi escolhido como coordenador da Bancada de Roraima durante o ano de 2019. A reunião convocada pelo senador Telmário Mota (Pros/RR), contou com a presença dos senadores Chico Rodrigues (DEM) e Mecias de Jesus (PRB), e os deputados federais Haroldo Cathedral (PSD), Édio Lopes (PR), Joenia Wapichana (Rede), Jhonatan de Jesus (PR) e Otaci (SD) que elegeram o colega por unanimidade.

O novo coordenador da bancada enfatizou que, entre as prioridades de sua gestão, está a liberação das emendas, que são recursos importantes para serem investidos em Roraima. Para esse ano, o montante do valor das emendas da bancada propostas ao Orçamento Geral da União 2019 é de quase R$ 259 milhões. As áreas de saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, desenvolvimento urbano e regional da Amazônia seriam as prioridades.

“Ao assumir a coordenação da bancada, tenho com pontos principais o compromisso com a unidade, com o respeito e a solidariedade para com os colegas parlamentares”, disse Gonçalves.

A reunião da bancada tratou de outros temas como as crises financeira e energética pelas quais passa o Estado, as questões fundiária, da dívida estadual e do setor ambiental, e Hiran salientou que essa pauta será amplamente discutida ao longo dos próximos meses. “Para que esse debate seja o mais profícuo possível, uma reunião já foi convocada para a próxima semana, quando discutiremos esses pontos de forma conjunta”, explicou.

De acordo com o senador Telmário Mota, a união da bancada deve ser uma característica do posicionamento dos parlamentares ao longo dessa legislatura. “O primeiro objetivo é a unidade da bancada, visto que o Estado de Roraima passa hoje por uma grande crise e temos alguns gargalos que têm que ser definidos ao nível do governo federal, e com a bancada unida, abraçando essas causas, nós vamos ter êxito nisso”, argumentou. (C.C.)