Política

Ministro discute elaboração de TAC para retirar garimpeiros da TI Yanomami

José Múcio, ministro da Defesa, afirmou a emissora de rádio que helicópteros usados na distribuição de alimentos aos indígenas podem ser utilizados para retirar funcionários dos garimpos

O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou em entrevista nesta sexta-feira, 10, que discute a elaboração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para retirar  garimpeiros da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A declaração foi dada à rádio CBN, do Rio de Janeiro. O TAC é um dos pedidos de movimentos de garimpeiros em Roraima para que a saída do território indígena seja feita com segurança.

“Nós estamos tentando fazer um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público para ver se nós podemos participar também da evacuação desses funcionários que não são escutados. Como se trata de uma atividade clandestina, gerida por bandidos, o poder público não pode pousar um helicóptero ou descer um avião”, falou o ministro.

Múcio afirmou também que a ideia é aproveitar os helicópteros usados na distribuição de alimentos aos indígenas para fazer o resgate. Ele.se reuniu com ministros da Advocacia Geral da União para discutir o tema. O ministro sobrevoou, nessa quinta-feira, 9, o território Yanomami para conferir a situação do garimpo na região. O voo foi realizado sobre as áreas localizadas em Alto Mucajaí, Paa Piu, Hakoma e Surucucu.

A região enfrenta grave crise sanitária e está sob operação para retirada de garimpeiros do território indígena. Lideranças estimam que ao menos 20 mil garimpeiros pratiquem a atividade na região. O garimpo em terras indígenas é ilegal.