Política

Marcelo Cabral assume liderança do governo na Assembleia

O Vice-líder será o deputado Estadual Jefferson Alves. Soldado Sampaio deixa a liderança mas permanece na base governista

O deputado estadual Marcelo Cabral (MDB) assumiu nesta terça-feira (31) a liderança do governo na Assembleia Legislativa. A mudança se tornou oficial após leitura do ofício nº 64/2020 de 17/03/2020, indicando como Líder da Bancada do Governo do Estado de Roraima, o Deputado Estadual Marcelo Cabral e Vice-líder o Deputado Estadual Jefferson Alves.

A partir de agora, o parlamentar será o responsável por acompanhar a tramitação de projetos de interesse do executivo estadual, além de liderar uma base aliada composta atualmente por 12 deputados.

O governador Antonio Denarium (sem partido) já havia anunciado de forma indireta a mudança na liderança do Poder Executivo na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). 

A alteração foi revelada pela própria Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Estado, ao anunciar o Plano de Contingência Estadual contra o coronavírus em Roraima. Na ocasião, a Secom revelou que o governador Antonio Denarium tomou as decisões de proteção da doença depois de reunião com secretários de governo, com a primeira-dama Simone Denarium e “o líder do Governo na ALE-RR, deputado Marcelo Cabral”. O parlamentar inclusive aparece em foto divulgada pela Secom ao lado do governador e dos secretários de Estado. 

Marcelo Cabral assume a função que até o início deste mês foi ocupada pelo deputado Soldado Sampaio (PCdB), que de acordo com o novo líder do governo, permanece na base aliada.

“Ele continua na base e está colaborando muito conosco nas questões importantes. Assumirmos o convite do governador para aumentar o elo de ligação entre o executivo e o legislativo e vamos trabalhar para melhorar a tramitação dos projetos importantes, sempre ouvindo as reivindicações dos deputados”

O deputado afirmou que pretende facilitar o acesso ao governo tanto dos parlamentares quanto da população na medida do possível. “Vamos ouvir os deputados e ouvir o povo, levando ao conhecimento do governador, sempre tendo em mente que não se resolve tudo na vida, mas querendo ajudar da melhor forma possível e dar nossa parcela de contribuição na melhoria do estado. Será uma liderança conjunta e vamos trabalhar com todos, sempre em parceria”

Segundo Marcelo Cabral, a base do governo conta com os deputados Jeferson Alves (PTB), Jorge Everton (MDB), Catarina Guerra (Solidariedade), Aurelina Medeiros (Podemos), Gabriel Picanço (PRB), Eder Lourinho (PTC), Tayla Peres (PRTB), Renan Filho (PRB), Chico Mozart (PRP), Soldado Sampaio (PC do B) e Angela Águida Portela (PP)

A vice liderança será assumida pelo deputado Jeferson Alves (PTB) que disse para a reportagem que sua proposta, desde quando  assumiu como parlamentar, sempre foi ajudar o Estado de Roraima, independente de quem estivesse no Governo. 

“E aquele que estivesse no Governo e quisesse reerguer o Estado contaria com nosso apoio. Nós conseguimos enxergar isso no governador Denarium, um homem que está comprometido em reconstruir Roraima, levando a administração pública com seriedade, tratando com zelo o dinheiro público, acabando com o desperdício, combatendo a corrupção. Então foi isso que nos motivou a aceitar essa vice-liderança, para poder colaborar com o Governo nas matérias importantes, para que esse Roraima possa voltar a crescer, produzir, gerar riqueza e renda. Esse é o maior benefício que nós podemos levar para a população, uma melhor qualidade de vida”.

MUDANÇA -No início do mês, os deputados estaduais aprovaram por maioria um projeto de resolução que altera o regimento interno da Casa e concede a possibilidade de acumulação de cargos dos membros da Mesa Diretora. Com a alteração, foi possível que o deputado Marcelo Cabral (MDB) se tornasse o novo líder do Governo na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), sem deixar de ser membro da mesa diretora, onde ocupa o cargo de Segundo Secretário.