Política

Mais de 19 mil garimpeiros deixaram área Yanomami, afirma senador

Comissão do Senado sobre situação indígena aprovou plano de trabalho

O relator da Comissão Temporária sobre a Situação dos Yanomami, senador Dr. Hiran (PP-RR) afirmou que mais de 19 mil garimpeiros já deixaram o território indígena. A estimativa foi dada durante a aprovação, nessa quarta-feira, 8, do plano de trabalho da comissão,quevprevê ao menos duas visitas de parlamentares à Roraima e ao território indígena. 

“Se em menos de 30 dias saíram mais de 19 mil [garimpeiros], então, facilmente, no máximo nesse mês de março, poderá a área estar totalmente livre”, destacou. O parlamentar, no entanto, cobrou presença permanente do Estado na região para que esse tipo de situação não se repita. “Se não for assim vai acontecer o que tem acontecido nos últimos 30 anos. O fato vai se tornar recorrente. Ou o Estado se mantém presente, com acompanhamento, fiscalização e controle, ou será mais operação que teremos na área”, acrescentou. O parlamentar ainda falou sobre a importância de o governo facilitar a saída dessas pessoas que ainda permanecem ilegalmente no território.

A comissão temporária foi criada para acompanhar, em Roraima, a situação dos yanomami e a saída dos garimpeiros de suas terras. O prazo de funcionamento é de 120 dias. A comissão é composta por oito parlamentares. De acordo com Chico Rodrigues, mais de 19 mil garimpeiros já saíram das terras indígenas yanomami nos últimos 30 dias, restando, segundo ele, cerca de 800 invasores.

Fonte: Agência Brasil