Política

Lupi: campanha de Ciro favorece pré-candidatura do PDT ao Governo de RR

Presidente nacional do partido ressaltou que a presença da sigla no pleito deste ano surge para tentar romper a polarização entre os políticos conhecidos do Estado

O PDT pode ter, nas eleições de 2022 em Roraima, o primeiro candidato ao Governo de Roraima em 16 anos. Publicamente, quem se apresentou como pré-candidato da sigla foi o ex-vereador de Caroebe e empresário Juraci Francisco dos Santos, conhecido como Escurinho.

Em 2006, o então senador Augusto Botelho disputou o Palácio Senador Hélio Campos pela sigla, mas acabou em terceiro lugar. Nacionalmente, o senador Cristovam Buarque concorreu à presidência da República, mas acabou na quarta colocação.

O cenário se repete em 2022, mas com outros atores. No momento, Ciro Gomes é o pré-candidato à presidência e, na avaliação do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, a campanha do ex-governador do Ceará pode favorecer a chapa majoritária da sigla no pleito em Roraima. “Quando você tem uma candidatura nacional a presidente, uma a governador, ajuda a ligar as duas candidaturas”, disse Lupi à FolhaBV.

“Temos uma candidatura nacional, um candidato à presidência da República que, na minha opinião, tem o melhor projeto para o Brasil”, destacou, exaltando a experiência pública do presidenciável, que também foi prefeito de Fortaleza e ministro da Fazenda e da Integração Nacional.

O ex-ministro do Trabalho não descartou outros nomes que ainda podem surgir para concorrer ao Governo do Estado, e ressaltou que a presença do PDT nas eleições de 2022 surge para tentar romper a polarização entre os políticos conhecidos do Estado.

Para reforçar a chapa local, o presidente do partido teve a disposição do empresário Maranhão do Povão como pré-candidato ao Senado, e espera lançar até quatro deputados estaduais e dois federais no pleito deste ano.

O partido deve finalizar as primeiras definições de interessados em concorrer nas eleições deste ano até 2 de abril, prazo final de filiações, e finalizar as candidaturas até 4 de agosto, prazo máximo para realizar as convenções partidárias.

Lupi ainda destacou metas nacionais, como eleger 35 deputados federais, e revelou que a sigla tem cinco pré-candidatos a governador viáveis.

Energia, garimpo e migração em Roraima

Carlos Lupi defendeu a segurança energética de Roraima e a legalização do garimpo, desde que haja diálogo com todos os setores envolvidos, e ainda o acolhimento aos migrantes venezuelanos que fogem para o Brasil da crise no País vizinho.

“Sou a favor de todos aqueles que queiram vir para o Brasil, de forma regulamentada, regularizada, passando pela fronteira, com os cuidados necessários da saúde, com perspectivas de trabalho […]. Somos um país de acolhimento, o Brasil tem milhões de descendentes de portugueses, italianos, franceses. Nós recebemos africanos todos os dias. Sempre fomos uma nação de acolhimento, porque somos um país continental”, disse.

Perfil Lucas Luckezie
Lucas Luckezie

Jornalista

Formado pela UFRR. Iniciou a carreira em 2013 na Folha, onde está em sua 2ª passagem. Já trabalhou na Câmara de Boa Vista e na afiliada da TV Globo (Rede Amazônica), além de ter colaborado com SporTV, Globo e CNN Brasil. Tem experiência multimídia como repórter, apresentador, editor-chefe e assessor.

Formado pela UFRR. Iniciou a carreira em 2013 na Folha, onde está em sua 2ª passagem. Já trabalhou na Câmara de Boa Vista e na afiliada da TV Globo (Rede Amazônica), além de ter colaborado com SporTV, Globo e CNN Brasil. Tem experiência multimídia como repórter, apresentador, editor-chefe e assessor.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.