Política

Lula explica visita a Roraima: ‘absurda desnutrição de crianças yanomami’

Na comitiva, já estão confirmados os nomes do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias e da ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, na tarde desta sexta-feira (20), no Twitter, que virá a Roraima nesse sábado (21) para oferecer o suporte do governo federal aos indígenas do Estado após sites revelarem situações de quadro de desnutrição na Terra Yanomami.

“Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima. Amanhã viajarei ao Estado para oferecer o suporte do governo federal e, junto com nossos ministros, atuaremos pela garantia da vida de crianças Yanomami”, escreveu Lula.

Nesta sexta, o portal Sumaúma revelou que nos quatro anos de Governo Bolsonaro, 570 crianças com menos de cinco anos morreram no território Yanomami por causas “evitáveis” relacionadas a doenças como a malária.

Na comitiva presidencial, já estão confirmados os nomes dos ministros Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Sônia Guajajara (Povos Originários). No Twitter, a ministra confirmou a visita ao Estado. “Nossos parentes Yanomami enfrentam uma crise humanitária e sanitária. É inadmissível ver nossos parente morrerem de desnutrição e fome”, escreveu.

Em entrevista exclusiva à Folha, o governador Antonio Denarium (Progressistas) detalhou que a agenda do presidente ao Estado inclui visitas à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, a aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) Leste e Yanomami.

“O presidente está preocupado com a situação de desnutrição do povo Yanomami e pretende conversar com os órgãos responsáveis pela saúde indígena sobre a questão. Vamos recepcioná-lo e a comitiva, pois a saúde indígena é uma preocupação do presidente e também do Foverno de Roraima” explicou Denarium.