Política

Lenir pede a Governo reformas em escolas de comunidades indígenas

A deputada esteve visitando as três unidades de ensino em Pacaraima e Uiramutã

A reforma de escolas públicas estaduais, principalmente em comunidades indígenas, tem sido solicitada constantemente pela deputada estadual Lenir Rodrigues (CIDADANIA) ao Governo do Estado. Essa semana, mais três indicações parlamentares foram protocoladas junto à Assembleia Legislativa, pedindo reparos em unidades de ensino nos municípios de Pacaraima e Uiramutã, ambos situados na região Norte do estado.

Todos os pedidos foram formalizados após visita in loco às instalações das escolas. O primeiro deles trata da reforma da escola estadual indígena Tuxaua Pedro Barbosa, que fica na comunidade indígena Flexal, no município de Uiramutã. “Pudemos ver que os banheiros estão destruídos, o telhado em situação precária, sem bebedouros, instalação elétrica inativa, entre outras situações que precisam ser sanadas”, comentou.

A deputada também solicita reparos na escola estadual indígena Fernão Dias, na comunidade indígena Contão, em Pacaraima. “É necessária uma reforma urgente no espaço físico, de forma urgente para melhorar as condições de estudo da comunidade escolar”, apontou.

Ela também pediu melhorias e a ampliação da escola estadual indígena Santa Terezinha, localizada na comunidade indígena Morro, em Uiramutã. “É preciso que esses reparos sejam urgentes para garantir condições dignas para atender as demandas da comunidade escolar, melhor segurança aos alunos e profissionais e contribuir na conservação do patrimônio público”, concluiu ao enfatizar ter detectado rachaduras no prédio, ausência de janelas e portas nas salas de aulas, entre outros problemas iminentes. “Estamos cumprindo nosso papel enquanto parlamentar, fiscalizando e apontando ao Poder Executivo as urgências para atendimento da população, de modo a proporcionar estudo de qualidade e com dignidade para a comunidade”, finalizou.