Política

Lei municipal incentiva jovens a saberem mais sobre política 

As escolas municipais devem promover em setembro ciclos de palestras, minicursos e atividades para abordar sobre a composição política do país

Em 2022, a lei municipal 2.154/2021, que criou a Campanha de Conscientização Política, completou um ano e suas ações acontecem sempre no mês de setembro. 

A recente lei prevê que as escolas municipais devem promover em setembro ciclos de palestras, minicursos e atividades para abordar sobre a composição política do país, bem como as funções e atribuições dos políticos nas três esferas do Poder Executivo e Legislativo: federal, estadual e municipal.

As atividades previstas na legislação ajudam a educar os futuros eleitores, ainda na escola, não apenas a ter interesse em participar da política, mas também a se conscientizar sobre a importância de escolher bem os seus candidatos.

Para o autor do projeto de lei, vereador Manoel Neves (Republicanos), é urgente a necessidade de educação política para os jovens e crianças no país. 


Vereador Manoel Neves (Republicanos) (Foto: Divulgação)

“Quando se esclarece os benefícios para a sociedade em ter um representante na política que tem por missão trabalhar em prol da população, muitas queixas podem deixar de existir”, acredita o parlamentar.

Segundo ele, quando se elege um político que trabalha para levar benefícios em todas as áreas, toda a sociedade sai ganhando. “Principalmente, a juventude que está no processo de ingressar na faculdade e procurar o primeiro emprego. Eles precisam ter essa percepção política sobre o voto consciente”, ressalta.

Por meio do Legislativo, diversas medidas são tomadas para melhorar as políticas públicas nas áreas da Educação, Saúde e Segurança. “É através da política que o Executivo pode ampliar o número de vagas de profissionais na rede pública, e com isso, abre novas oportunidades de trabalho para a juventude”, observa.

“A partir desses conhecimentos os estudantes vão adquirir uma visão cidadã e política, tornando-se futuramente, eleitores conscientes e comprometidos com o processo democrático de nossa cidade, estado e país”, conclui o vereador.