Política

Indígena assume presidência municipal do Psol

Alzemiro Wapichana fala em defender direitos dos povos indígenas, dos trabalhadores e do meio ambiente

O indígena Alzemiro Wapichana assumiu a presidência do Psol em Boa Vista, anunciou o partido nesta terça-feira (7). Nascido na comunidade indígena do Milho, na Terra Indígena São Marcos, ele já coordenou a APITSM (Associação dos Povos Indígenas da Terra São Marcos) por duas gestões e concorreu a deputado estadual em 2022.

“Será de grande importância para os indígenas que também são filiados ao Psol Boa Vista. Estou preparado para representar para indígenas e não-indígenas. Quero defender direitos dos povos indígenas, dos trabalhadores, do meio ambiente, do direito à terra e dos menos favorecidos”, disse.

Outra novidade na sigla a nível municipal é a nova secretária de Mulheres, Meirinha Macuxi, indígena feminista e LGBT, da comunidade indígena Campo Alegre, também da Terra São Marcos. Ela saiu como candidata a deputada estadual em Roraima em 2022, representando as mulheres indígenas e LGBTs do Estado.


Meirinha Macuxi é indígena feminista e LGBT, da comunidade indígena Campo Alegre, da Terra São Marcos (Foto: Psol Boa Vista)

“Desde já me disponho a contribuir e a somar nas diversas realizações partidárias. Sempre orientando pelos princípios do respeito, ética e dos direitos humanos. Defendendo sempre o feminismo das trabalhadoras, indígenas, negras, brancas, ribeirinhas, bissexuais, trans e lésbicas. Compreendo que a participação das mulheres é algo fundamental para poder fortalecer a democracia, pois nossas lutas são constantes”, declarou.