RORAIMA

Presidente do Ibama garante última licença para infovia com internet estável até julho

Rodrigo Agostinho deu a garantia ao deputado Gabriel Mota. Estrutura de fibra óptica promete estabilizar a internet em Roraima

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, com o deputado federal Gabriel Mota (Foto: Ascom Gabriel Mota)
O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, com o deputado federal Gabriel Mota (Foto: Ascom Gabriel Mota)

O presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), Rodrigo Agostinho, garantiu nesta terça-feira (27) que o órgão vai destravar, até julho, a licença que falta para destravar o andamento das obras da Infovia Norte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Ele deu essa garantia em audiência com o deputado federal Gabriel Mota (Republicanos-RR).

A estrutura de cabos de fibra óptica, então, promete estabilizar a internet em Roraima e torná-la até 13 vezes mais rápida.

Assim, Mota destacou que a infovia será um marco para a transformação digital e o fortalecimento da infraestrutura do Estado.

“Esse é um passo fundamental para destravar o desenvolvimento de Roraima e ampliar as oportunidades para a nossa população”, concluiu o deputado.

Em reunião com Gabriel Mota na semana passada, o ministro das Comunicações, Frederico Siqueira Filho, se comprometeu a inaugurar a obra até agosto.

O projeto

As obras da infovia iniciaram em 2023 e são parte do Programa Amazônia Integrada Sustentável.

Essa linha passa por rios da região amazônica, desde a vila de Moura, em Barcelos (AM), até Caracaraí (RR), de onde segue por via terrestre até Boa Vista.

O projeto, então, visa expandir a infraestrutura de comunicações na região amazônica por meio da implantação de redes de transporte de fibra óptica.

No total, o projeto custa R$ 1,4 bilhão, com recursos da União e contrapartidas de origem pública ou privada.

A obra da infovia para Roraima terminaria em dezembro de 2023. No entanto, problemas como a seca na Amazônia e o atraso de licenças adiaram a finalização do projeto.

A construção está no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.