Política

Governador Antonio Denarium fala sobre resultado das reuniões em Brasília

"É hora de deixarmos de lado toda e qualquer diferença" diz Denarium sobre encontro com Lula

O governador Antonio Denarium participou na tarde e noite desta segunda-feira, 9, em Brasília, de reuniões convocadas pelo Governo Federal para fazer um balanço sobre as manifestações que culminaram com a invasão das sedes dos três poderes no domingo, 8.

Denarium já havia se manifestado por meio de nota, condenando a forma como foi conduzida a manifestação. “Respeito as manifestações no campo das ideias e acredito que o diálogo será sempre o melhor caminho na consolidação da nossa democracia. Não aceito a violência como forma de busca de soluções. Roraima sempre estará alinhada com a democracia”, destacou o governador. 

Na manhã desta segunda-feira, o governador entrou em contato com vários governadores da Amazônia para alinhar ações que visam resguardar a democracia brasileira. Recebeu também ligação do presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira, que reforçou o convite e a necessidade da presença do governador de Roraima na reunião com o Governo Federal. 

“É fundamental que nesse momento de conturbação pelo que vem passando o Brasil, possamos unir forças para que o equilíbrio e as decisões em todos os âmbitos possam ser tomadas com racionalidade, respeitando a constituição, garantindo ao povo brasileiro a liberdade, mas acima de tudo preservando a nossa democracia. É hora de deixarmos de lado toda e qualquer diferença para continuar dando ao Brasil a oportunidade de continuar se desenvolvendo e ser um país de destaque na prática da democracia”, enfatizou Denarium.

Também nessa linha o governador destacou que tem para o seu segundo mandato um planejamento de ações que visam garantir a continuidade dos projetos voltados ao desenvolvimento do Estado, mantendo as conquistas alcançadas e ampliando as políticas públicas que serão desenvolvidas para beneficiar a população. “Roraima está dando certo, está no caminho do desenvolvimento e para que esse norte seja mantido, precisamos do apoio do Governo Federal e acredito que essa visão mais institucional, deverá ser adotada pelo atual governo”. 

Um ponto favorável a Roraima é o apoio da totalidade dos parlamentares da bancada federal ao governador Antonio Denarium e isso deve ajudar na implantação das políticas e projetos com a destinação de recursos e a interlocução  junto ao Governo Federal. 

Antes de embarcar para Brasília o governador deu uma entrevista a uma emissora local, onde reforçou o compromisso de Roraima com a democracia e ressaltou a importância de um bom relacionamento entre o Governo Federal com os entes federativos. 

“Vamos trabalhar sempre para que toda e qualquer opinião contrária seja respeitada e debatida no campo das ideias e prevalecendo o respeito ao contraditório e ao amplo debate dos rumos do nosso Brasil”, destacou o governador. 

Reunião em Brasília 

Denarium participou da primeira reunião que iniciou por volta das 18 horas no Palácio do Planalto, que contou com a participação dos chefes dos três poderes e governadores ou representantes dos 26 Estados e Distrito Federal, além do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, alem dos ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Luís Roberto Barroso; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Edvaldo Nogueira e assessores direto da presidência. 

Após a reunião no Palácio do Planalto os
Governadores participarão  também de uma outra reunião, na sede do Supremo Tribunal Federal comandada pela ministra Rosa Weber.