ELEIÇÕES 2024

Ex-secretária de Suely e mãe de deputado assume o PSDB em Roraima

Anabel Mota afirmou que a prioridade do partido será montar diretórios municipais. Sigla já teve nomes como Romero Jucá, Teresa Surita, Anchieta Júnior e Shéridan Ramos

Anabel Mota, mãe do deputado federal Gabriel Mota e nova presidente do PSDB (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Anabel Mota, mãe do deputado federal Gabriel Mota e nova presidente do PSDB (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Mãe do deputado federal Gabriel Mota, a pedagoga Anabel Mota, de 57 anos, assumiu a presidência do diretório estadual do PSDB. Com mandato de dois anos, ela vai liderar o partido na preparação para as eleições de 2024.

“Pra mim, é uma honra presidir o partido no Estado, esse patamar ainda não tinha conseguido, só fazia parte de diretórios, e terei a oportunidade de organizar, dar uma nova roupagem ao PSDB em Roraima e nessa linha de agregar todos os municípios”, afirmou ela, que diz se orgulhar em ter ajudado muitos políticos a se elegerem em Roraima.

Quem é Anabel Mota

Anabel Mota com o filho Gabriel Mota, deputado federal (Foto: Arquivo pessoal)

A atual diretoria de tecnologia e abastecimento de água da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) nasceu em Boa Vista e possui 37 anos de vida pública. Já foi secretária estadual adjunta de Gestão Estratégica e Administração do Governo Suely, e secretária municipal de Educação (Amajari) e da Mulher (Bonfim).

Ela ainda tem no currículo a diretoria de Habitação da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima). Também compôs conselhos nacionais de Assistência Social, Habitação e Educação.

Na política, disputou uma eleição para deputada estadual em 2002 e já foi filiada a partidos como PDT, PP e MDB. “Tenho muito orgulho dessa carreira, sem nenhum PAD [Processo Administrativo Disciplinar], uma carreira ilibada”, afirmou.

Profissionalmente, é graduada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão Pública e Gestão de Pessoas em Políticas Públicas.

Repaginação do PSDB

Anabel Mota afirmou que pretende construir uma nova trajetória para o PSDB em Roraima, que atualmente possui três vereadores. No passado, a sigla abrigou nomes com altos cargos, a exemplo do ex-governador Anchieta Júnior, da ex-deputada Shéridan Ramos, do ex-senador Romero Jucá e da ex-prefeita Teresa Surita.

“O momento é de reconstrução, de resgatar o partido, organizá-lo para caminhar de forma igual, porque o PSDB no Brasil é um partido renomado, temos três governadores a nível nacional. Então precisamos dar essa roupagem ao PSDB em Roraima”, declarou.

Eleições 2024

Ao ser questionada sobre eventual apoio à possível candidatura do deputado Soldado Sampaio (Republicanos) para prefeito de Boa Vista em 2024, Anabel Mota disse que “ainda é muito cedo” falar sobre isso, embora o PSDB seja base de apoio ao Governo Denarium. “Vamos esperar definir, as coisas se encorparem para uma eleição municipal. A prioridade do momento serão os municípios, reativar todos os diretórios”, explicou.

Segundo ela, o partido trabalha para lançar candidatos a vereador nas 15 cidades roraimenses, sem ainda definir em quais haverá nomes para prefeito. “Onde tivermos condições de concorrer uma eleição de uma forma igual, nós iremos. Onde não, iremos compor”, destacou.

Anabel Mota explicou que o PSDB trabalha em demandas regionalizadas nos municípios. “A princípio, estamos indo para dentro dos municípios, andando, conversando, ouvindo, porque acredito que a melhor política é aquela que você faz de forma compartilhada, onde você ouve as pessoas”, disse ela, adiantando que, em breve, a sigla realizará um “grande evento” para angariar novos filiados.