Política

Ex-presidente da Assembleia chama deputado de inconfiável durante live

Renier afirmou que, se tivesse esposa, a indicaria para o cargo - como fez o governador Antonio Denarium

O ex-deputado estadual Jalser Renier fez uma transmissão ao vivo no Instagram, na tarde desta quarta-feira (17), para acusar o deputado Jorge Everton (União Brasil) de ser uma pessoa inconfiável para ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR).

“Sabe por que você vai perder? Porque os deputados não acreditam em você. Sabe porque você vai perder? Porque todo deputado que votar em ti e por uma razão outra qualquer, ele for presidente amanhã da Assembleia, você vai querer expor, você vai querer negociar, você vai querer fazer todas essas artimanhas”, disse o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) em um trecho da live que circula nas redes sociais.

Renier afirmou que, se tivesse esposa, a indicaria para o cargo – como fez o governador Antonio Denarium (Progressistas) em colocar a primeira-dama Simone Denarium na disputa -, e ainda fez referência à música A Volta do Mundo, da cantora Alcione, para dizer que “o mundo girou” e que Everton está “provando do leite que derramou”.

Em seu perfil pessoal, Jorge Everton postou uma mensagem indireta para o ex-colega de parlamento. “Sou Policial a [sic] 24 anos e nunca conheci um Miliciano que gostasse de polícia”, escreveu.


Jorge Everton posta indireta no Storie do Instagram (Foto: Reprodução)

No ano passado, Jalser Renier foi cassado após 27 anos no parlamento, acusado de praticar omissão, ameaça a autoridades públicas e obstrução das investigações do sequestro e da tortura do jornalista Romano dos Anjos, crime pelo qual responde na Justiça pela acusação de ser o mandante. O relatório do pedido foi feito por Jorge Everton, com quem trocou várias acusações e inúmeras agressões verbais.

Uma semana antes do fim do processo, eles quase se agrediram fisicamente na ALE-RR. Na ocasião, Everton o chamou de “miliciano”, enquanto Renier o definiu como “pilantra” e chegou a tratar detalhes da vida pessoal do adversário político, o que originou a confusão.

Nessa quinta-feira (17), a comissão especial externa da ALE-RR vai sabatinar os cinco candidatos na sala da Presidência: além de Jorge Everton e Simone Denarium, também concorrem o cargo o deputado Coronel Chagas (PRTB), o reitor da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), Regys Freitas, além da ex-procuradora do Estado, a advogada Maria da Glória de Souza Lima. A votação secreta em plenário será definida após essa reunião.

*Por Lucas Luckezie