Política

Enem 2022: Redação é sobre desafios para valorização de povos tradicionais

Informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Victor Godoy, por meio de uma publicação no Twitter; participantes também respondem hoje 90 perguntas das provas de humanas e linguagens

O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 é “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Quase 3,4 milhões de candidatos estão inscritos para edição deste ano.

A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Victor Godoy, às 13h49, por meio de uma publicação no Twitter. Os participantes também respondem hoje 90 perguntas das provas de humanas e linguagens. O exame vai até 19h (horário de Brasília).

A professora Fabiula Neubern, coordenadora de redação do Poliedro Curso, lembra que o Enem usa a palavra “desafios” no tema pela primeira vez desde 2017, quando o texto tratou de “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.
“É importante que o aluno pense sobre causas da dificuldade dessa valorização dos povos tradicionais e comunidades, tão importantes para a cultura do país. E é possível também que ele pense em consequências da desvalorização ou da dificuldade de valorizar essas comunidades e povos”, explica Neubern.

Em 2021, o tema foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. A nota da redação tem grande peso no resultado final e, se não seguida algumas regras, os candidatos podem zerar no texto.

Em anos anteriores, a redação também abordou temas de abrangência nacional, como o estigma associado às doenças mentais, a democratização do acesso ao cinema e o controle de dados na internet.

No próximo domingo (20), os candidatos respondem perguntas de matemáticas e ciências da natureza.

Os últimos temas de redação do Enem

  • Enem 2021: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”
  • Enem 2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”
  • Enem 2019: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
  • Enem 2018: “Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet”.

Fonte: UOL