Política

Desenvolvimento de municípios é prioridade, afirma Edio

Parlamentar explica que pretende continuar implantando projetos que possibilitem a independência econômica dos produtores rurais e comunidades indígenas

Em fevereiro, o parlamentar Edio Lopes (PR) assume o quarto mandato na Câmara dos Deputados por Roraima. A prioridade desta legislatura será para ações nos municípios do interior, investindo em obras estruturantes para o desenvolvimento de Roraima, além de dar continuidade aos projetos que já vem desenvolvendo ao longo dos anos.

Em entrevista à Folha ontem, 28, o parlamentar explica que deverá valorizar ações na agricultura, saúde e infraestrutura dos municípios, entre outras atividades, por entender que os investimentos nas cidades simbolizam a evolução do Estado.

Na agricultura, o deputado esclarece que pretende implantar projetos pioneiros, como os de piscicultura para os pequenos agricultores. “Estes projetos foram implantados em vários municípios e comunidades indígenas e se tornaram referência na geração de renda para o pequeno agricultor”, afirma Lopes.

Segundo o deputado, o projeto acabou contribuindo com vários setores nos municípios, entre eles, os resultados ambientais positivos de diminuição do desmatamento no Estado, melhora da qualidade da alimentação e desenvolvimento econômico das comunidades indígenas. Outro ponto, ainda no setor da agricultura, é de ampliar a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas para os municípios.

Já com relação à distribuição de energia elétrica, o parlamentar afirma que dará continuidade aos projetos para ampliar o fornecimento na área rural e nas comunidades indígenas. “Continuo investindo em energia rural porque sei que esse é um problema sério no Estado e sei que o povo precisa ter acesso a esse serviço essencial”, acrescentou.

População deve ter maior acesso à saúde, destaca Edio

O deputado federal afirma que nos seus outros mandatos realizou investimentos para construção de unidades básicas de saúde (UBS) em vários municípios e comunidades indígenas, e que pretende continuar ações similares.

Um dos beneficiados até agora foi o sul do Estado que recebeu uma unidade básica de saúde fluvial (UBSF) para atender moradores da região do Baixo Rio Branco nos municípios de Rorainópolis e Caracaraí. “A unidade foi montada com toda a estrutura adequada para os atendimentos básicos de saúde”, explica.

Ainda em referência à saúde, Edio explica que também vem investindo em melhorias sanitárias proporcionando o acesso à água potável e destinando recursos para implantação de sistema de abastecimento de água em várias localidades. “Pretendo continuar atuando para melhorar a qualidade de saúde do povo de Roraima”, destacou.

Outros investimentos que também deverão ser priorizados nos próximos quatro anos são as ações que visam à melhoria da qualidade de vida dos roraimenses, como projetos de urbanização, esporte e lazer, destinação de recursos de emendas parlamentares para construção de praças, quadras e campos de futebol e espaços de uso coletivo.

Por fim, o deputado ressaltou a importância de ser uma figura atuante em Brasília. Acrescentou que desde o seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados integrou diversas comissões.

“Fui membro titular das Comissões de Orçamento, de Agricultura, de Fiscalização Financeira e Controle, de Constituição e Justiça e de Cidadania além de Minas e Energia, tentando sempre mostrar a realidade de Roraima para os demais parlamentares”, completou.

ESPECIAL – Para melhor informar a população, a Folha de Boa Vista iniciou uma série de reportagens especiais com todos os deputados federais eleitos e reeleitos. O objetivo é esclarecer aos leitores quais os focos no primeiro semestre do mandato que se inicia no dia 1º de fevereiro.

A Folha pretende entrevistar nos próximos dias todos os demais parlamentares eleitos. Até o momento, a reportagem já apresentou os planos de Edio Lopes, Shéridan (PSDB), Haroldo Cathedral (PSD), Jhonatan de Jesus (PRB) e Hiran Gonçalves (PP). A população poderá conferir ainda os planos dos deputados federais eleitos Nicoletti (PSL), Otaci (SD) e Joênia Wapichana (Rede). (P.C.)