PARLAMENTO JOVEM

Deputados estudantes são empossados na Assembleia Legislativa de Roraima

Os alunos-deputados empossados irão vivenciar a jornada de trabalho semelhante à dos deputados estaduais.

O Parlamento Jovem Roraimense (PJR) é um projeto conjunto da Assembleia Legislativa por meio da Superintendência de Programas Especiais (Foto: Jader Souza)
O Parlamento Jovem Roraimense (PJR) é um projeto conjunto da Assembleia Legislativa por meio da Superintendência de Programas Especiais (Foto: Jader Souza)

Na manhã desta terça-feira, 12, foi realizada a solenidade de posse dos 24 estudantes eleitos para ocupar as cadeiras do Parlamento Jovem 2023. A cerimônia foi realizada no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR). Após a posse, foi realizada a eleição da Mesa Diretora.

Os alunos-deputados empossados irão vivenciar a jornada de trabalho semelhante à dos deputados estaduais. O superintendente de programas especiais da Assembleia Legislativa de Roraima, Pablo Sérgio, explica a importância da implementação do projeto nas escolas do estado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“O programa Parlamento Jovem objetiva despertar nos jovens a importância da participação política ativa na sociedade. Todas as decisões de uma sociedade passam pelo mundo político, seja a partidária, social, comunitária ou institucional, assim, o programa quer que o jovem entenda que é preciso participar e fazer a diferença”, declarou.

Pablo Sérgio afirma que o projeto é uma forma de incentivar os estudantes a participar da vida política do país. (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Foram cerca de quatro mil alunos que participaram do processo eleitoral, sendo eleito 24 estudantes, sendo 10 mulheres e 12 homens. Os discentes têm idade entre 14 e 18 anos. 

O deputado-estudante Aurelio José, de 15 anos, é um dos empossados da solenidade de hoje. Aluno do Colégio Estadual Militarizado Professor Camilo Dias, contou a sua experiência no processo eleitoral e afirmou que se candidatou porque percebeu a necessidade de alguém para lutar por melhorias na escola. 

“Eu me candidatei porque pensei que os alunos precisavam ter alguém para mudar algumas coisas na escola e ver o que estava faltando. Eu fiz um cartão, apresentei minhas propostas e acabei sendo eleito. Entre minhas propostas, está a educação tecnicista que visa melhorar o trabalho para estudantes e garantir um bom futuro, por exemplo. As pessoas podem esperar muitas coisas, pois há vários projetos”, afirmou.

Aurelio José explicou que na sua escola foram 3 dias de eleições, tendo como atividades a elaboração e apresentação de propostas, votação e revelação dos resultados. (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Com a atuação dos estudantes-deputados, é possível que haja a transformação de propostas em projetos de lei pelo plenário, o que beneficiará os discentes, as escolas e a sociedade roraimense.

Elanyis Fernandes participou do Parlamento Jovem 2023 como eleitora. (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Elanyis Fernandes, de 15 anos, do Colégio Estadual Militarizado Doutor Luiz Rittler Brito De Lucena, declara que vê com bons olhos a implementação do programa nas escolas.

“Com certeza é algo que deveríamos levar para as escolas, pois é super interessante e eleva o conhecimento sobre política a nós, estudantes”, declarou.

As próximas sessões ordinárias do Parlamento Jovem estão marcadas para os dias 20 e 28 de setembro, 3 de outubro e 11 de dezembro, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.

NOVIDADES NAS ELEIÇÕES

O processo eleitoral do Parlamento Jovem 2023 foi realizado em um novo formato. Em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE), os alunos foram submetidos à experiência completa de uma eleição. De mesários a candidatos, os estudantes puderam participar de cada etapa e função que ocorre nas eleições brasileiras. Além disso, foram utilizadas as urnas eletrônicas, com o apoio dos técnicos do TRE.

Um dos frutos colhidos pela implantação do programa, segundo Pablo Sérgio, é assegurar aos jovens a efetividade e competência do sistema eleitoral brasileiro em vigor. 

“É o envolvimento dos jovens no processo de escolha, a eleição e a desmistificação da urna eletrônica. Estava havendo uma campanha de desqualificação da segurança da urna eletrônica e, com a participação dos técnicos do TRE, esses jovens compreenderam que a urna é segura, é um dos sistemas eleitorais mais seguros do mundo e isso gera uma grande vitória”, comentou o superintendente. 

Além disso, Pablo destaca que a prática incentivou os jovens a tirar o título de eleitor e entender a importância do exercício de sua cidadania.

Vanderleya Pereira participou do processo de eleição pela primeira vez e está empolgada para tirar o título de eleitor. (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Vanderleya Pereira, de 17 anos, estudante do Colégio Estadual Militarizado Luiz Hitler Brito de Lucena, teve sua primeira experiência em eleições com o Parlamento Jovem e afirma que achou o processo fácil.

“Foi a primeira vez que votei, no começo pensei que ia ser muito difícil fazer a votação para o Parlamento Jovem, mas quando me ensinaram como ocorre, foi fácil. Eu tinha muita curiosidade de como funcionava a urna eletrônica, mas matei minha curiosidade na votação. Agora irei tirar meu título de eleitor”, disse. 

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.