Política

Deputado solicita apoio para que garimpeiros sejam retirados em segurança

Nicoletti pediu ainda que as famílias de garimpeiros recebam ajuda por meio do Auxílio Brasil

Após a notícia de que garimpeiros estão deixando a terra indígena Yanomami a pé, o deputado federal Nicoletti (União Brasil RR) enviou na manhã deste domingo, 5, ofícios ao presidente da República e aos Ministérios do Governo Federal solicitando um plano de ação urgente para a retirada dos garimpeiros das terras indígenas garantindo segurança, dignidade e transporte para um local adequado.

Nicoletti também enviou ofício ao Ministério Público Federal solicitando fiscalização da operação, garantindo que os direitos fundamentais dos garimpeiros não sejam violados.

O deputado que sempre foi a favor da regulamentação do garimpo nas terras indígenas diz estar preocupado com a operação que está acontecendo em Roraima: “Não podemos assistir calados a essa retirada desumana da forma que está acontecendo! Muitos garimpeiros fizeram vídeos desesperados pedindo alimentos e a condição mínima de saída da selva, que é via transporte aéreo! Precisamos de respeito e dignidade para esses trabalhadores.” disse Nicoletti.

“Com o bloqueio aéreo, os garimpeiros não conseguem sair e também não está sendo possível a chegada de medicamentos, alimentos e nem mesmo a retirada de doentes da mata fechada” afirmou o parlamentar.


Deputado Federal Nicoletti (Foto: Divulgação)

Nicoletti ainda solicitou que o Governo Federal possa prover dignidade para essas famílias que não poderão mais trabalhar para colocar comida na mesa. “Solicitei uma contrapartida do Governo Federal, seja por meio de Auxílio Brasil ou alimentação, para que essas famílias não fiquem desamparadas.” disse Nicoletti.

O deputado reafirmou o compromisso em defesa da regulamentação do garimpo em Roraima.

“Em Roraima a economia sempre girou em torno do garimpo, por isso, desde o início do meu mandato, defendo a regularização da mineração para que ela possa acontecer de forma correta. O garimpeiro não é bandido! São trabalhadores e pais de família que precisam dessa atividade para garantir o seu sustento. No Congresso Nacional seguirei trabalhando pela aprovação do Projeto de Lei 191/2020 para regulamentar a mineração em terras indígenas”, completou o parlamentar.