Política

Deputado Jhonatan de Jesus tem indicação aprovada para ser ministro do TCU

Caso Senado aprove decisão,assumirá seu lugar o vereador de Boa Vista, Gabriel Mota

O deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), de 39 anos, recebeu a maioria dos votos (239) para ser o indicado da Câmara dos Deputados ao cargo vitalício de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), o órgão auxiliar do Congresso no controle externo da administração pública. A votação foi realizada nesta quinta-feira (2), na Casa, em Brasília. A indicação ainda depende de aprovação do Senado Federal. Fabio Ramalho recebeu 174, enquanto Soraya Santos, 75.

Apoiado pelo presidente reeleito da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), e pela bancada do PT, o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o roraimense poderá assumir a vaga aberta após a ministra Ana Arraes se aposentar. Ex-deputada de Pernambuco pelo PSB, ela integrou a Corte de Contas entre 2011 e 2022, tendo chegado à presidência.

Em seu discurso ainda como candidato, Jhonatan agradeceu os apoios recebidos e disse que representará o Congresso no tribunal graças a um gabinete de portas abertas. “O TCU não existe para punir, mas para auxiliar o Parlamento”, reforçou.

Com Jhonatan deixando o parlamento, a vaga deve ser preenchida pelo vereador de Boa Vista, Gabriel Mota (Republicanos), que concorreu para deputado federal em 2022 e terminou como primeiro suplente de sua sigla, ao receber 6.520 votos.

Na Câmara Municipal de Boa Vista, quem deve assumir o lugar de Mota é Adjalma Gonçalves, primeiro suplente com 2.047 votos.

Conforme a Constituição Federal, o ministro do TCU, para assumir a vaga, tem que ter: entre 35 e 70 anos de idade; idoneidade moral e reputação ilibada; notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública; além de mais de dez anos de experiência nessas áreas.

Perfil

Jhonatan de Jesus é deputado federal desde 2011 e foi eleito para o quarto mandato ao receber 19.881 votos, o mais votado de Roraima em 2022.

Na Câmara dos Deputados, presidiu a Comissão de Minas e Energia e o Grupo de Trabalho Reforma da Legislação Eleitoral. Por dois anos consecutivos, foi líder de seu partido na Casa.

Nascido e criado em Boa Vista, Jesus é formado em Medicina pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente, além de exercer plenamente as atividades parlamentares, é mestrando em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

*Por Lucas Luckezie