Saúde Pública

Deputado afirma que salários em atraso de médicos poderão ser pagos até o fim de fevereiro

Cláudio Cirurgião (União Brasil) cobrou ainda a realização de um concurso público amplo para todas as unidades de saúde de Roraima

Parlamentar concedeu entrevista nesse domingo (18) (Foto: Reprodução/Folha BV)
Parlamentar concedeu entrevista nesse domingo (18) (Foto: Reprodução/Folha BV)

O deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Cláudio Cirurgião (União Brasil) afirmou que o governador Antonio Denarium garantiu que vai regularizar os pagamentos às empresas que prestam serviços de saúde em Roraima, com previsão para o fim deste mês. A declaração foi dada nesse domingo (18) durante o programa Agenda da Semana, da Folha FM.

O deputado disse que algumas empresas foram pagas ainda na última sexta-feira (16), após um levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para identificar quais empresas não tinham sido pagas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“Na sexta-feira, o governador anunciou que faria uma transferência de recursos extraordinária da Sefaz para a Sesau para a quitação, inclusive de todo o exercício 2023”, disse o parlamentar.

Na última quinta-feira (15), mais de 70 médicos cobraram o pagamento salários atrasados à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) de Roraima. Em nota de repúdio, os profissionais alegam que os atrasos do pagamento variam de dois a seis meses e comprometem o sustento de diversas famílias.

Os profissionais que realizaram a denúncia estão lotados no Hospital Geral de Roraima (HGR), Pronto Atendimento Cosme Silva, Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco (HC) e no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN). A situação afeta os médicos contratados em regime de Pessoa Jurídica (PJ).

Conforme a Sesau, modalidade de contratação de profissionais médicos ocorre por meio de credenciamento de empresa (pessoa jurídica), iniciou em julho de 2023, e, até o momento, credenciou mais de 50 empresas, totalizando mais de 150 profissionais médicos credenciados.

Concurso Público

O parlamentar ainda cobrou a realização de concurso público para trazer estabilidade aos profissionais e evitar transtornos no atendimento aos pacientes.

“A modalidade mais eficiente e que é preconizada pela Constituição é o concurso público. Precisamos de concurso público amplo para todas as unidades de saúde. Isso dá segurança ao estado, porque você vai fixar o profissional aqui para atuar no estado, segurança para o profissional que vai ter um emprego e uma remuneração fixos e segurança para a população”, complementa.