O conselheiro Brito Bezerra, de 52 anos, foi eleito nessa quarta-feira (11) como presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR) para o biênio 2025-2026. O ex-deputado estadual será empossado no dia 9 de janeiro e vai assumir o cargo pela primeira vez.
Em seu discurso, Bezerra prometeu dar o máximo de si “para que a instituição continue honrada, próspera e seguindo a passos firmes na sua missão, que é zelar pelos recursos públicos do nosso Estado”.
Na mesma eleição, o conselheiro Manoel Dantas foi eleito para ser ouvidor da Corte, enquanto Célio Wanderley, que deixa a presidência, será o novo corregedor. A Escola de Contas será presidida pela conselheira Simone Souza.
Joaquim Pinto Souto Maior Neto comandará a 1ª Câmara, também composta por Simone Souza e Manoel Dantas, enquanto a 2ª Câmara será presidida por Cilene Salomão, com Célio Wanderley e Bismarck de Azevedo. A Comissão de Ética será presidida pelo corregedor Célio Wanderley, junto com Simone Souza e Bismarck de Azevedo.
Quem é Brito Bezerra
Atual vice-presidente da Corte, Francisco José Brito Bezerra nasceu em Milagres (CE), no dia 26 de maio de 1972. É formado em Administração e em Direito pela Faculdade Atual da Amazônia. No serviço público, trabalhou na Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima) e no Matadouro e Frigorífico Industrial (Mafir).
Foi diretor executivo da Associação dos Distribuidores e Atacadistas de Roraima (Adarr). Em 2010, foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2014 e 2018. É conselheiro do TCE-RR desde 2 de abril de 2019. Já foi ouvidor do tribunal e presidente da Escola de Contas.