Política

Comissão mantém Simone Denarium e Regys Freitas na eleição para o TCE-RR

Sabatina será nessa quinta-feira, ocasião em que os cinco candidatos irão responder a questionamentos específicos sobre conhecimentos relacionados ao cargo de conselheiro

A comissão especial externa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) indeferiu os quatro pedidos de impugnação contra a candidatura da primeira-dama Simone Denarium e aceitou o recurso do reitor da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), Regys Freitas, contra a decisão que o eliminou da eleição para o cargo de conselheiro do TCE-RR (Tribunal de Contas do Estado de Roraima).

Com isso, o colegiado formado pelos deputados Soldado Sampaio (Republicanos), presidente, Renato Silva (Pros), Isamar Júnior (PSC), Marcos Jorge (Republicanos) e Odilon (Podemos) marcou para as 14h dessa quinta-feira (14) a sabatina com os candidatos.

Em comum, os pedidos de impugnação associavam o fato da esposa do governador Antonio Denarium (Progressistas) à alegação de nepotismo e demonstram problemas em ela julgar as contas da gestão do marido. Além disso, citavam que Simone não teria experiência e qualificação suficiente para concorrer ao cargo.

A comissão teria considerado ainda que o reitor Regys Freitas apresentou certidão da Justiça militar dos lugares em que morou nos últimos cinco anos, nem a certidão da Junta Comercial do Estado de Roraima (Jucerr) que consta informações sobre sociedades das quais faça parte ou tenha participado nos últimos cinco anos.

Além de Simone e Regys, também disputam o cargo os deputados estaduais Jorge Everton (União Brasil), da oposição ao Governo Denarium, e Coronel Chagas (PRTB), líder do Governo na ALE-RR, além da ex-procuradora do Estado, a advogada Maria da Glória de Souza Lima.

O superintendente legislativo, Jardel Souza, explicou que cada sabatinado terá um tempo estipulado pela comissão para responder a questionamentos específicos sobre conhecimentos jurídicos e contábeis referentes ao cargo de conselheiro.

“Após essa fase de sabatina, haverá o encaminhamento dos nomes ao plenário, para que os 24 deputados possam deliberar. Aquele que obtiver a maioria absoluta dos votos, vai ser considerado o novo conselheiro do TCE”, declarou. A votação em plenário será definida na quinta, após a sabatina.