Política

Comissão do enquadramento de ex-servidores na União será ampliada

A expectativa é que a partir de março a Comissão passe a analisar de 250 a 300 processos por semana

A comissão que analisa os processos de enquadramento dos ex-servidores dos ex-territórios de Roraima, Amapá e Rondônia será ampliada para dar mais agilidade nos processos. A informação foi repassada nesta sexta-feira, 12, ao Governador Antonio Denarium pelo senador do Amapá, Randolfe Rodrigues.

“Recebi essa boa notícia do meu amigo, o senador Randolfe do Amapá, hoje pela manhã e fiquei muito satisfeito, pois os ex-servidores do Estado de Roraima aguardam essas análises de processos há muito tempo. É uma grande vitória tanto para eles quanto para o Estado”, festejou Denarium.

O governador explicou que a integração da bancada federal e do governo estadual na luta por esse enquadramento mostra que Roraima vive um novo momento na política.

“Agora nossos representantes realmente lutam pelo que é melhor para o Estado e não apenas por interesses pessoais como ocorriam com alguns políticos em tempos anteriores. A notícia beneficia a todos. Com os servidores enquadrados teremos mais dinheiro circulando na economia, mais comercio vendendo, mais recursos e mais impostos pagos. É a economia circulando. Esse enquadramento será muito bom para o Estado”, acrescentou.

De acordo com o senador Randolfe, a expectativa é que a partir de março a Comissão passe a analisar de 250 a 300 processos por semana. Além disso, toda sexta-feira, serão informados sobre os processos que já foram deferidos para que os ex-servidores sejam enquadrados na União.

“Teremos a partir de março, 39 advogados que atuarão junto a essa Comissão Especial de Transposição. Para vocês terem ideia, só do núcleo da Câmara do Amapá, será ampliado o número de servidores que analisam processos de três para 11”, explicou Randolfe sobre a mudança em seu Estado.

O senador afirmou ainda, que com a ampliação da Comissão Especial de Transposição, a perspectiva é que toda a análise dos processos da Emenda Constitucional 98 esteja concluída até dezembro deste ano.

Enquadramento

A questão do enquadramento de servidores do ex-Território na União se prolonga há mais de 20 anos e, até o momento, cerca de 300 pessoas foram reconhecidas junto ao Governo Federal. O percentual representa menos de 3% do total de requisições feitas por Roraima.

Nas planilhas de desempenho da CEEXT-SGP – 2015 a 2020, foram mostrados os Processos recebidos e os processos julgados. Na 2ª. Câmara de Julgamento, que é a que diz respeito à Roraima, foi demonstrado que foram recebidos 14.477 e julgados 7.886. Em um total de 59% de processos julgados. Existem, segundo esses dados 6.591 pendências. O que corresponde a 46% do total.

No mesmo período, Rondônia teve 34.998, processos entregues à Comissão, com 23.371 julgados, e o Amapá 25.911, com 15.400 julgados. Ao todo, foram 75.386 processos recebidos pela Comissão e 46.657 julgados.

Com relação aos custos para a União, entre 2015 a 2020, o presidente Jamison França mostrou que, para uma quantidade de 625 servidores de Roraima, de um total de 9.421 (somados os três estados), foram gastos mensalmente R$ 6,2 milhões, com um custo anual de R$ 87,5 milhões.

No número de Portarias decorrentes dos processos analisados, Roraima teve, entre 2015 a 2018, 2.162 processos analisados; número que subiu para 5.724 entre os anos de 2019 e 2020. Nesse período de 2015 a 2020 foram enquadrados, segundo as planilhas apresentadas, 786 servidores, com uma média anual de processos da ordem de 1.577.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.