Política

Chico diz que saída de Neudo não mudará estratégia de campanha

Nem mesmo a mudança na liderança da principal chapa opositora deve alterar os rumos da campanha praticada pelo candidato governista

Diante das últimas pesquisas de intenções de votos, nas quais tem figurado em segundo lugar, com larga diferença para o primeiro colocado, Chico Rodrigues (PSB), candidato a reeleição, afirma que não pretende mudar de estratégia de campanha, nem mesmo diante do anúncio da saída do então candidato Neudo Campos (PP) da corrida eleitoral pelo Governo de Roraima, entrando em cena, a esposa, Suely Campos para substituí-lo.
Em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha 1020, deste último domingo, dia 14, Chico disse ter visto com estranheza o fato de Paulo César Quartiero (DEM), candidato a vice pela chapa opositora, não ter sido o substituto natural em virtude da barreira imposta à candidatura de Neudo Campos com base na Lei da Ficha Limpa e que até então vem liderando as pesquisas de intenções de voto. Tal fato demonstraria, na visão de Chico, a falta de confiança entre os componentes do próprio grupo político de Neudo.
Ele disse que não haverá mudança estratégica e que a campanha seguirá o mesmo tom adotado atualmente. “Acredito que o capital político dele [Neudo] não será suficiente para alavancar a campanha de Suely”.
Chico declarou ter um estilo diferente de governar e garantiu que promoveu diversas melhorias por meio da redução de gastos, apesar da escassez de recursos. E reforçou: “Meu governo não admite desperdício. Vamos mudar o que tem que ser mudado. O governador sou eu. Quem decide as coisas do governo sou eu, sem interferência de ninguém”, garantiu.
Ao quinto mês de governo, o candidato sugeriu que está sendo prejudicado por problemas em administrações passadas. “Estou sendo julgado pela história. Eu estou coibindo algumas irregularidades e isso causa desconfortos”, comentou.
Ao exemplificar como redução de gastos, Chico falou sobre a construção da ponte sobre o rio Cambaru, no Uiramutã , onde a cotação inicial girava em torno de R$8,5 milhões, o que segundo ele, foi finalizado com investimento de R$ 1,7 milhão. Ele citou ainda a articulação feita com empresas que mantinham contratos de manutenção predial com o governo, por meio das quais foi possível a reforma de escolas tanto na Capital como no Interior, com um terço do custo previsto no orçamento básico.
O governador falou ainda da melhoria em unidades de saúde, mediante contenção de despesas e sem falar em gastos, ele destacou que com recursos que dariam para reformar apenas uma unidade de saúde, ele conseguiu promover reforma nos hospitais de Normandia e São Luiz.
Ainda sobre as despesas, Chico relatou ter tido problemas com empresas de fora do estado, que com contratos milionários, estariam impondo dificuldades para a conclusão das obras na 210. “Eu vou priorizar empresas locais, pois assim, o capital circula no estado”, garantiu.
Convênio de hospital universitário deve ser mantido
Chico Rodrigues discordou do parecer do TCU (Tribunal de Contas da União), que afirma que a transformação do Hospital das Clínicas em Hospital Universitário não seria benéfica para a população. O candidato contra-argumentou ao enfatizar que a unidade seria utilizada tanto pelos acadêmicos da UFRR (Universidade Federal de Roraima), como da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), de modo que a unidade ajudaria a capacitar tecnicamente os profissionais médicos formados no estado. “Com a implantação do curso de Medicina na Uerr, teremos um acordo de cooperação entre Governo Federal e Estadual, e o hospital servirá como grande centro de capacitação da área médica” justificou.
Ele afirmou que a obra de ampliação do HGR (Hospital Geral de Roraima) deve suprir a demanda do estado no que diz respeito à média e alta complexidade, deixando livre o Hospital das Clínicas para as finalidades universitárias, sem prejuízo no atendimento à população.
Governador quer criar o Conselho Estadual de Turismo Náutico   O governador Chico Rodrigues (PSB) anunciou pretende criar o Conselho Estadual de Turismo Náutico, para garantir mais recursos para investimentos no setor náutico no Estado.
A criação do conselho, segundo o governador, trará benefícios ao trabalho de proteção ambiental e ao desenvolvimento sustentável da rica biodiversidade do bioma amazônico em Roraima. O conselho será instituído por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública, em conjunto com todas as Instituições parceiras.
A medida visa ainda permitir a regulamentação de inúmeros profissionais que sustentam diversas famílias, assegurando o uso sustentável com a prática que respeita o meio ambiente, eliminando assim os impactos negativos à natureza.
Suely quer ampliar o HGR e descentralizar atendimento de Saúde
A candidata a governadora Suely Campos, da Coligação Salve Roraima, reafirmou este fim de semana, durante caminhada na Feira do Garimpeiro, que colocará em prática todos os compromissos assumidos pelo ex-governador Neudo Campos e “investirá na Saúde muito mais do que está sendo investindo atualmente”.
A proposta é que o atendimento seja descentralizado com a reativação das Casas Médico 24 horas para que muitos pacientes que hoje buscam o HGR (Hospital Geral de Roraima) possam receber atendimento mais perto de onde moram.
Ela garantiu ainda que vai ampliar e modernizar o HGR a e a Maternidade Nossa Senhora de Nazaré. Outra proposta é implantar o Sistema de Saúde Padrão, utilizando modelo de gestão informatizado que permitirá, dentre outras novidades, marcação de consultas e entrega de exames on line.