Política

Calendário escolar de 2020 pode ser prorrogado até ano que vem

Em entrevista exclusiva à Folha, o governador Antonio Denarium informou que ainda não há previsão de retorno das aulas presenciais

As aulas presenciais, para os alunos da rede estadual de ensino, ainda não tem um prazo pra retornar. Enquanto isso, o Governo do Estado analisa a possibilidade de prorrogar o calendário escolar de 2020 até meados do ano que vem. A informação é do governador Antonio Denarium (sem partido) em entrevista exclusiva à Folha nesta quinta-feira, 23.

Na ocasião, Denarium informou ainda que os jovens não perderão o ano letivo, mas é possível uma prorrogação do período das aulas. “O que pode acontecer é que o ano letivo de 2020 se encerre somente em meados do ano que vem, em 2021, e possa atrasar o calendário. Mas, em 2021, retomando as aulas e encurtando o período de recesso, nós teremos condições de terminar o ano atualizado”, completou.

Outro ponto que precisa ser considerado é a conscientização das pessoas, alerta o governador. “Não adianta abrir o comércio e a mãe ou o pai levar um bebê para o supermercado, a criança para a loja. A criança não está estudando, mas acaba saindo para o mercado, farmácia, posto de gasolina, participando de reuniões. Nós precisamos adotar o isolamento social, os equipamentos de proteção individual e a limpeza das mãos, é o melhor caminho para diminuir o número de contaminados”, destacou o governador.

O governador informou que as aulas só vão ser retomadas quando o Estado estiver em situação de baixo risco de contaminação do coronavírus, porém, ressalta que Roraima ainda tem pouca adesão ao isolamento social. Enquanto isso, as unidades escolares do Estado estão sendo reformadas tanto na Capital quanto no interior. “Não podemos colocar em risco a saúde das nossas crianças e dos nossos adolescentes. As aulas continuam por apostilamento, rádio, internet. Ou seja, as aulas estão acontecendo normalmente”, pontuou Denarium.

CAPITAL – Em Boa Vista também não há previsão do retorno das aulas presenciais. Na coletiva de imprensa onde anunciou o plano de reabertura do comércio, a prefeita Teresa Surita (MDB) também descartou qualquer data para retomar as atividades nas escolas. “Não temos como definir uma data ainda, é preciso diminuir o risco”, comentou na época.