Política

Bolsonaro dá posse à Marcelo Queiroga no Ministério da Saúde

A nomeação de Queiroga deve sair ainda hoje no Diário Oficial da União (DOU)

O médico Marcelo Queiroga foi empossado como ministro da Saúde nesta terça-feira (23), pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em seu gabinete no Palácio do Planalto.

O compromisso que não constava inicialmente na agenda oficial do presidente. A nomeação de Queiroga deve sair ainda hoje no Diário Oficial da União (DOU).

A antecipação da posse de Queiroga ocorre em razão de viagem de Bolsonaro. A possa era aguardada para a próxima quinta-feira, no entanto, Bolsonaro terá encontro com presidentes de outros poderes nesta quarta-feira, 24, e achou melhor ir acompanhado já do ministro nomeado.

Além de algumas ações na justiça, Queiroga era sócio de diversas empresas médicas na Paraíba e para assumir o cargo precisaria deixar a sociedade, de acordo com as regras da administração pública.

Futuro de Pazuello – Queiroga assume o lugar do general Eduardo Pazuello, que ainda não tem o futuro definido, apesar de o presidente tentar encontrar uma espécie de saída honrosa para o auxiliar. Uma das alternativas discutidas é a criação de um novo ministério para acomodar o militar.

A nova opção que está em discussão é conceder a Pazuello o comando do Programa de parcerias e Investimentos (PPI), que hoje é coordenado por Martha Seillier e é subordinado ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Caso a mudança seja concretizada, o PPI deixaria o ministério da Economia e voltaria ao Palácio do Planalto, sob o comando do ministro Onyx Lorenzoni (Secretaria-Geral). A mudança esvaziaria o poder de Guedes, já que a pasta foi para a Economia para tentar acelerar as privatizações, o que ainda não aconteceu.

Com informações da UOL

Leia mais: 

Parabólica – Folha de Boa Vista