Política

Assembleia aprovou quase 150 matérias nos primeiros seis meses do ano

Contabilidade dos dados este ano foi mais célere e transparente devido ao novo sistema implantado que está concorrendo a um prêmio nacional pela eficiência

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou no primeiro semestre deste ano, 98 projetos de lei (PLs), 60 proposituras a mais que no mesmo período de 2021, quando foram aprovadas 38.

No total, foram aprovadas 148 matérias, entre PL, Projetos de Lei Complementar (PLC), Decreto Legislativo (DL) e Proposta de Emenda à Constituição (PEC). No ano anterior, foram apenas 48 proposições.

A contabilidade dos dados este ano foi mais célere e transparente em razão do Sistema de Apoio ao Legislativo (SAPL), instalado no segundo semestre do ano passado, que permitiu o acesso às tramitações das matérias legislativas a qualquer cidadão.

“Essa é uma importante ferramenta que veio de Brasília, a partir de um termo de cooperação que o presidente [da Assembleia Legislativa], Soldado Sampaio [Republicanos], assinou com o Senado Federal, que possibilita o acesso rápido, seguro e eficiente a todas as normas do Estado e, principalmente, todo o processo de tramitação dos projetos até se tornar uma lei”, disse o superintendente legislativo, Jardel Souza.

O SAPL admite que o cidadão acompanhe o passo a passo de tudo que é protocolado na Casa Legislativa.

“Esse sistema possibilita rapidamente o cidadão identificar qual é o projeto, quando iniciou, de autoria de qual deputado, se está na comissão de Orçamento ou de Constituição e Justiça, no plenário para votar, se foi arquivado ou virou lei. É um processo que dá toda a transparência ao Poder Legislativo, um avanço muito grande na presidência de Soldado Sampaio”, destacou.

Premiação

Devido a essa transparência e eficiência dos trabalhos legislativos, o SAPL da Assembleia Legislativa de Roraima está concorrendo à etapa final do Prêmio Innovare do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O SAPL pode ser acessado no endereço eletrônico sapl.al.rr.leg.br/materia/pesquisar-materia

“Essa é uma importante premiação em nível nacional e estamos concorrendo por entender que dá esse acesso à sociedade. Aproximar o cidadão da Assembleia Legislativa vai melhorar o relacionamento com a população, que poderá participar mais ativamente do processo legislativo. O presidente Sampaio quer, e já estamos trabalhando nisso, levar essa ferramenta para as prefeituras do interior do Estado”, disse Jardel Souza.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.