Política

Anulação de títulos eleitorais não compromete eleição em 2º turno

Em Boa Vista atualmente existem 220.321 eleitores, ou seja, número que ainda permite a realização da eleição em duas etapas

Anulação de títulos eleitorais não compromete eleição em 2º turno Anulação de títulos eleitorais não compromete eleição em 2º turno Anulação de títulos eleitorais não compromete eleição em 2º turno Anulação de títulos eleitorais não compromete eleição em 2º turno

No fim do mês de maio, a Justiça Eleitoral divulgou os números de títulos de eleitores cancelados por motivo de ausência nos três últimos turnos. Em Roraima, o cancelamento afetou pelo menos 5,4 mil eleitores. De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) divulgadas nesta sexta-feira, 07, o cancelamento desses títulos não prejudica a realização de segundo turno nas eleições municipais em Boa Vista.

“O mínimo para haver segundo turno é o quantitativo de 200 mil eleitores. Em Boa Vista atualmente existem 220.321 eleitores. Ou seja, mesmo com o cancelamento, a prática de segundo turno nas próximas eleições permanece”, informou o TRE-RR.

No entanto, o órgão eleitoral de Roraima ressaltou da importância de estar com seu título eleitoral regularizado, já que com o cancelamento o eleitor pode ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, regularizar CPF, receber salários de função ou emprego público e contrair empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.

Outro ponto citado pelo TRE-RR é justamente a possibilidade de se candidatar nas próximas eleições, já que a irregularidade também impossibilita a investidura e posse em cargo ou função pública; a renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e a prática de qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou Imposto de Renda, entre outros impedimentos.

PROCEDIMENTO – Para saber se está com o título cancelado, o eleitor precisa consultar o Portal do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (http://www.tre-rr.jus.br) na área de “Serviços ao Eleitor – Situação eleitoral – consulta por nome ou título”.

Caso a situação esteja irregular, o eleitor precisará pagar uma multa no valor de R$ 3,51 para cada ausência. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível imprimir o boleto da multa na seção de “Serviços – Título de Eleitor – Quitação de Multas”.

Com a multa quitada, o eleitor deve então se dirigir ao cartório eleitoral no horário das 8h às 15h, munido de um documento de identificação oficial original com foto, comprovante de residência e o título de eleitor.

“Vale ressaltar que a emissão e o pagamento do boleto não são suficientes para a regularização, devendo o eleitor apresentar o respectivo comprovante de quitação da multa no cartório eleitoral para concluir o processo e regularizar sua situação”, frisou o Tribunal Regional Eleitoral. (P.C.)

Lista de filiados deve ser enviada até segunda para Justiça Eleitoral

Ainda relacionado às próximas eleições, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima frisou que o prazo para entrega da lista de filiados está próximo de encerrar. O órgão informou que todos os 35 partidos políticos registrados no Estado têm até a próxima segunda-feira, 10, para enviar à Justiça Eleitoral a relação atualizada de seus filiados pela internet. 

De acordo com o TRE-RR, a lista só será processada se for apresentada dentro do prazo determinado e deve conter a data de filiação e os números dos títulos e das seções eleitorais em que os filiados às legendas estiverem inscritos.

As informações devem ser enviadas eletronicamente por meio do sistema Filiaweb, ferramenta que permite a interação on-line com o Sistema de Filiação Partidária, explicou o TRE-RR. “A legislação eleitoral determina que, se a relação de filiados não for enviada pelos partidos até o prazo fixado no provimento da Corregedoria Geral Eleitoral (CGE), a filiação constante da última relação remetida à Justiça Eleitoral permanecerá inalterada”, completou o órgão.

O Tribunal completa ainda que somente após receber a relação dos filiados dos partidos que a Justiça Eleitoral pesquisa as coincidências de filiação partidária, ou seja, identifica as pessoas que estão ligadas a mais de uma agremiação, o que não é permitido pela legislação eleitoral. 

CALENDÁRIO ELEITORAL – No período de 15 a 20 de junho, a Justiça Eleitoral identifica as possíveis coincidências de filiação. Neste momento é que serão geradas as notificações para partidos e filiados. Já no dia 21 de julho, ocorre a divulgação das coincidências de filiação. Nesta data, haverá ainda a publicação, na internet, das relações oficiais de filiados e o início da contagem do prazo para resposta nos processos de duplicidade de filiação.

Conforme explicou o coordenador da Corregedoria Regional Eleitoral de Roraima, Hermenegildo D’àvila, 15 de julho é o último dia para apresentação de resposta por filiados e partidos envolvidos.

“Os representantes partidários devem ficar atentos aos prazos estabelecidos pela Justiça Eleitoral para evitar que seus filiados sejam prejudicados”, disse, ao lembrar que a data limite para decisão das situações sub judice será no dia 25 de julho.

PARTIDOS – Atualmente, dos 336.262 cidadãos aptos a votar em Roraima, 57.979 são filiados a partidos políticos, o que representa 17,24% do eleitorado. As legendas com maior número de filiados são: Partido Republicano Progressista (PRP) – 6.921 membros, Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) – 5.138 e Partido Democrático Trabalhista (PDT) – 5.079.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.