Política

Antropólogo é sugerido para assumir Iphan-RR; veja outras indicações

Magalhães é formado em Antropologia pela Universidade Federal de Roraima e possui curso de Gestão Cultural pela mesma instituição

O partido Rede-RR indicou ao Governo Lula o nome do antropólogo Irmânio Sarmento de Magalhães para assumir a superintendência regional do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A sigla indicou outros nomes para cargos de chefia no Estado (confira ao final da reportagem).

Magalhães é formado em Antropologia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e possui curso de Gestão Cultural pela mesma instituição. Assessor da Associação dos Povos Indígenas da Terra São Marcos (APITSM), ele também exerceu a mesma função, por quatro anos, na Fetec (Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura).

Em seu currículo, Irmânio Sarmento se descreve como excelente articulador com as comunidades indígenas e organizações de representação indígena em Roraima.

A APITSM, em conjunto com o Conselho Indígena de Roraima (CIR) e a Sociedade para o Desenvolvimento Comunitário e Qualidade Ambiental (TWM), divulgou um manifesto pela indicação de Irmânio para o cargo.

No texto, as entidades o classificam como conhecedor amplo do movimento indígena em Roraima e o reconhece por sua atuação na área do patrimônio cultural com as organizações indígenas, bem como seu “histórico longo de promoção e difusão do conhecimento” do tema, especialmente voltado à conservação e preservação dos lugares ancestrais ou arqueologia, e aos bens imateriais.

Ademais, as entidades o citam como colaborador das questões sobre turismo de base comunitária e grande articulador junto as instituições de ensino e pesquisa, contribuindo para questões relevantes sobre os povos indígenas. Levantam, também, contribuições à educação patrimonial por meio de palestras e oficinas nas comunidades. “Entendemos que deve ser alguém que tenha conhecimento amplo das nossas lutas, nossos territórios e nosso patrimônio material e imaterial”, dizem.

Outras indicações

No mesmo ofício ao Governo Lula, a Rede-RR também indicou nomes para assumir outras superintendências regionais: a professora de Comunicação Social da UFRR, Antonia Costa, para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis e a assessora parlamentar de Joenia Wapichana (Rede), Marizete de Souza, para a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), que nacionalmente é comandada pela deputada.