CONTEÚDO PATROCINADO

Adjalma Gonçalves completa 450 dias de mandato e é o 2º vereador com mais leis

Último parlamentar empossado emplacou 28 leis. É dele lei de prioridade a obesos e pacientes com câncer, e a que desobriga entregadores de entrar em condomínios

O ex-vereador Adjalma Gonçalves durante discurso na tribuna (Foto: CMBV)
O ex-vereador Adjalma Gonçalves durante discurso na tribuna (Foto: CMBV)

O vereador Adjalma Gonçalves (Podemos) completou, nesta semana, 450 dias de mandato e se destaca como um dos parlamentares mais atuantes, presentes e ativos na atual legislatura da Câmara Municipal de Boa Vista. Nesse período, ele apresentou 45 Projetos de Lei, sendo que 28 já são leis em vigor e outras quatro aguardam publicação. Empossado em março de 2023, Gonçalves já é o segundo que mais emplacou leis entre os atuais vereadores.

A maioria das legislações de autoria do vereador são relacionadas à Saúde. Com Adjalma Gonçalves, Boa Vista passou a garantir atendimento prioritário para pacientes com câncer ou que usam bolsa de colostomia, e a pessoas obesas. O vereador também emplacou leis para otimizar o atendimento telefônico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e estabelecer a Campanha Municipal de Conscientização sobre a Saúde do Homem, a Semana Municipal de Promoção da Saúde Mental e a fixação de cartazes sobre assistência religiosa.

Adjalma Gonçalves possibilitou mais inclusão: com ele, a capital passou a obrigar certidões em braille nos cartórios, a fixação de placas de identificação e a ter campanhas municipais contra o etarismo (preconceito de idade) e pela infância sem racismo. Também criou a Política Municipal de Linguagem Simples nos órgãos municipais.

O parlamentar também emplacou leis para garantir atrações musicais gospel em eventos na capital, e para proibir músicas sexuais em escolas. Também é dele legislações que preveem: proibição de homenagens a condenados por violência contra a mulher; protocolo de recebimento de denúncia de violação ao direito do idoso; e a desobrigação de entregadores de entrar em condomínios fechados.

O trabalho do vereador também ajudou a tornar de utilidade pública o Abrigo Bom Samaritano, e a criar as semanas municipais de Valorização do Artista Local, da Agricultura Familiar, do Bairro Pintolândia e da Prevenção ao Assédio no Esporte.

“Tenho grande alegria em poder ajudar a melhorar a nossa cidade, para que ela seja um ambiente mais justo e inclusivo. Desde que assumi o mandato, apresentei Projetos de Lei para cada uma das principais áreas do Município: Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Inclusão e Acessibilidade, Meio Ambiente, Social e Agricultura. Estamos juntos trabalhando por Boa Vista”, declarou.

Na Câmara, Adjalma Gonçalves ainda apresentou 34 Projetos de Decreto Legislativo, 17 requerimentos e 3 mil indicações para melhorar ruas e avenidas de todos os bairros de Boa Vista, através de reivindicações de moradores coletadas por ele em visitas por toda a capital de Roraima, pelo projeto que o parlamentar denomina de “Assiste Aqui!”.

Vereador Adjalma Gonçalves e sua equipe com o programa Assiste Aqui, ouvindo a população (Foto: Ascom Vereador Adjalma Gonçalves)

Adjalma Gonçalves também criou comendas de reconhecimento, como o Diploma de Mulher Cristã. Membro da Comissão de Administração, Serviços Públicos e Previdência da Câmara, é o responsável por analisar todas as matérias relacionadas a esses segmentos. Atuante e sempre presente, o parlamentar participou de quase todas as sessões ordinárias, audiências públicas e prestações de contas da Saúde e da Educação na Câmara Municipal.