Polícia

Trio é preso com celulares e drogas nas imediações da Pamc

Todos foram autuados em flagrante pela prática do crime de associação para o tráfico de drogas

A área de segurança da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), que fica aos arredores do presídio foi invadida mais uma vez por criminosos audaciosos. Na noite de segunda-feira, dia 3, por volta das 21h30, equipes da Polícia Militar conseguiram prender três indivíduos que estavam em posse de celulares, drogas e dinheiro. Eles faziam uso de um veículo que já tinha sido visto outras vezes pelas proximidades da unidade prisional.

A guarnição disse que foi acionada via Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) para averiguar a movimentação estranha perto da Penitenciária. Quando chegaram ao local, os policiais encontraram os suspeitos perto da cerca que contorna o presídio, num veículo modelo Volkswagen/Gol, cor preta, com três ocupantes, inclusive, a equipe da PM informou que o carro já foi usado como instrumento de fuga em outras abordagens naquele mesmo perímetro.

Na madrugada da mesma segunda-feira, quando houve uma fuga, um foragido recapturado disse que o carro usado pelo trio foi quem deu apoio. Enquanto os policiais se aproximavam do automóvel, os criminosos tentaram fugir e jogaram os celulares e a droga para fora do veículo. A guarnição contou que fez uso de técnicas policiais para deter os elementos. A ação contou com o apoio da Força Tática que integra o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Companhia Independente de Policiamento de Guarda (CIPG).

Numa revista ao interior do veículo, foram encontrados outros celulares que, conforme relataram os policiais, tocavam insistentemente e todas as ligações eram feitas por presos da Pamc, perguntando pelos “rádios” [celulares] e drogas. Diante do flagrante, o trio foi conduzido à Central de Flagrantes do 5o DP para prestar depoimento à autoridade policial.

Foram apreendidos com os três indivíduos dois invólucros grandes aparentando ser cocaína, seis celulares, o carro, R$ 206,25 em notas diversas, uma trouxinha pequena de skunk, cinco pacotes de tabaco extraforte, dois carregadores de celular e um relógio.

Os presos foram identificados como Eduardo dos Santos Vieira, de 22 anos; Wesley Ferreira Chagas, 23 anos; e E.M.S., 19 anos. Todos foram autuados em flagrante pela prática do crime de associação para o tráfico de drogas, como prevê o art. 35 da lei 11.343/06. Eles ficaram detidos numa das celas da unidade policial até a manhã de ontem, dia 4, quando foram apresentados à Justiça em audiência de custódia.

O juizado decidiu que Eduardo dos Santos Vieira e Wesley Ferreira Chagas deveriam ter a prisão em flagrante convertida em preventiva, por isso foram encaminhados à Pamc, onde ficarão à disposição da Justiça. Para E.M.S, foi concedida liberdade provisória com cautelares. (J.B)