Polícia

Três acampamentos bases são destruídos em ação contra o garimpo ilegal

A operação conta com o apoio da Força Nacional de Segurança Pública

Uma ação coordenada pelo ICMBio/RR e executada de forma conjunta pelo IBAMA, FUNAI, FEMARH/RR e Força Nacional de Segurança Pública resultou na destruição de três acampamentos utilizados como base para suporte ao garimpo.

A operação é realizada na região da Estação Ecológica de Maracá e da Floresta Nacional de Roraima, nos municípios de Amajarí e Alto Alegre, unidades de Conservação Federal que em muitos casos são utilizadas como vias de acesso fluvial ao garimpo ou onde são instalados pequenos acampamentos que servem de bases improvisadas às atividades ilícitas do garimpo.


Acampamento encontrado e destruído durante a operação (Foto: Divulgação)

Na Estação Ecológica de Maracá também foram identificadas balsas de garimpo que foram destruídas nesta operação.

As atividades são realizadas com patrulhamento e postos de bloqueio no Rio Uraricoera, incursões terrestres em pontos de embarque/desembarque de materiais e pontos de bloqueio em locais estratégicos em vicinais de acesso ao Rio Uraricoera.

A operação já realizou mais de 120km de patrulhas fluviais, destruição de balsas, apreensão de combustíveis e de equipamentos utilizados nas atividades ilícitas de garimpo.

RESULTADOS:

Foram apreendidos durante a ação, 01 cilindro de oxigênio usado em atividade de mergulho, 01 grupo gerador de 01 motobomba, 100 litros de combustível.

Além disso, foi feita a destruição de 200 vasilhames plásticos para transporte de combustível; Destruição de 03 balsas de mineração.


Parte do material apreendido (Foto: Divulgação)