
M.K.G.P., de 20 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Roraima (PCRR) e pela Guarda Civil Municipal de Boa Vista (GCM-BV) por furtar bens públicos de uma escola municipal localizada no bairro Laura Moreira. A operação, realizada nessa quinta-feira (6), resultou ainda na prisão de outros quatro envolvidos, identificados como D.R.G. (23), C.W.S.V. (19), G.P.C.S. (23) e E.R.G. (24), acusados de receptação.
A ação foi coordenada pela Delegacia de Defesa da Infância e Juventude (DDIJ) da PCRR, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação. O objetivo é atuar de forma preventiva, repressiva e preditiva contra crimes no ambiente escolar. O delegado titular da DDIJ, Marcos Lázaro, explicou que a necessidade de uma atuação mais qualificada foi identificada ainda no segundo semestre do ano passado e tem sido aprimorada continuamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Trata-se de uma ação estratégica, considerando que a integração é um dos caminhos para entregar um serviço de segurança pública de excelência para a população, com a prisão de suspeitos, a elucidação de crimes e a restituição de bens furtados”, afirmou o delegado. Ele destacou ainda que o sucesso da operação se deveu à união de forças entre a gestão escolar, a população, a Guarda Municipal e a DDIJ.
Durante a ação, foram recuperados alimentos perecíveis, equipamentos de informática, uma panela de pressão, uma balança industrial e um botijão de gás, garantindo a continuidade do fornecimento de merenda escolar para dezenas de crianças.
M.K.G.P. foi autuado por furto qualificado com destruição ou rompimento de obstáculo, conforme o artigo 155, § 4º, inciso I do Código Penal Brasileiro. Ele foi encaminhado para a Audiência de Custódia nesta sexta (7). Os outros quatro envolvidos assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por receptação e responderão ao processo em liberdade.