EM RORAIMA

Presos beneficiados com saída temporária deixam o sistema prisional de uniforme

Os reeducandos devem retornar as unidades prisionais na próxima quinta-feira, 17

Beneficio foi condedido a 560 presos (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Beneficio foi condedido a 560 presos (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Os 560 presos do sistema prisional beneficiados com a saída temporária de Dia dos Pais, deixaram as unidades prisionais neste sábado, 12.

Os reeducandos saíram trajando o uniforme dos presídios e devem retornar as unidades prisionais na próxima quinta-feira, 17.

Centenas de familiares aguardavam em frente a Cadeia Pública Masculina, no bairro São Vicente, a saída dos presos. Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver as famílias comemorando a saída dos reeducandos.

Os presos são das unidades prisionais de Boa Vista. Foram liberados 172 detentos do Centro de Progressão Penitenciária, 356 da Cadeia Pública Masculina, e 32 reeducandas da Cadeia Pública Feminina.

Os beneficiados são definidos pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça (TJRR), no cumprimento da Lei de Execuções Penais. A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejuc) cumpre com a liberação temporária legal dos presos em regimes aberto e semiaberto.

Regras da Justiça

Os reeducandos, enquanto estiverem fora das unidades, devem seguir regras determinadas pela Justiça. Eles devem ficar em casa à noite, não frequentar bares, casas noturnas ou estabelecimentos afins.

Os presos devem se apresentar ao Sistema Prisional até o prazo final, sendo dia 17 de agosto. Ao não fazer isso, eles passam a ser considerados foragidos da Justiça e, se forem recapturados, podem perder o direito à progressão de regime, voltando a cumprir pena em regime fechado.

Durante a saída temporária, o detento não deve cometer crimes. Caso isso ocorra, ele poderá ter a pena agravada.