Polícia

Polícia prende integrantes de facção criminosa com arma de fogo

Casal de bandidos fugiam por ruas do Jardim Floresta

Na noite de terça-feira, 4, a Polícia Militar conseguiu prender Paulo Tarcílio Januário Garcia, de 29 anos, e a comparsa Tirza Bento Pereira, de 18 anos, depois de uma verdadeira perseguição pelas ruas da Capital. Os elementos confessaram que são membros do crime organizado e estavam em posse de uma pistola de fabricação norte-americana. A abordagem se deu no bairro Jardim Floresta, zona oeste da Capital.

Os policiais contaram que seguiam pela avenida Princesa Isabel quando avistaram a dupla em uma motocicleta e, diante da atitude suspeita, iniciaram o procedimento de aproximação, dando ordem de parada, no entanto, os pedidos não foram obedecidos e o casal de criminosos começou a fugir pelas ruas do bairro Jardim Floresta, cruzando vias preferenciais movimentadas.

Quando chegaram à esquina das ruas Sizenando Cavalcante com Eurides Vasconcelos, Paulo Tarcílio que estava na garupa sacou uma arma da cintura e disparou contra os policiais que revidaram com tiros de bala de borracha. Em seguida, o garupa colocou a arma na cintura da jovem que pilotava o veículo e pulou, conseguindo fugir.

A perseguição se estendeu por mais alguns metros, quando Tirza sacou a arma para atirar e levou um tiro na testa. Outras viaturas deram apoio à ocorrência e foi informada a direção em que o comparsa fugiu. Após buscas, o elemento foi capturado na rua Yeyê Coelho, em frente a um posto de combustível.

Jovem envolvida no crime foi levada para o Trauma do Hospital Geral de Roraima (HGR) para receber atendimento médico especializado. Ela teve que passar por uma tomografia na cabeça e ao fim da avaliação foi liberada. Os policiais conseguiram apurar que Tirza Bento é filha do indivíduo conhecido vulgarmente como “Piripipi”, integrante da mesma facção à qual a filha e o comparsa são membros.

A moto usada na fuga foi apreendida e levada ao Pátio do Departamento de Trânsito (Detran). Eles foram conduzidos à Central de Flagrantes do 5o DP. Uma pistola automática, calibre 380 fabricada nos Estados Unidos, com um carregador fabricado na Argentina, com três munições sendo duas intactas e uma deflagrada.

Diante dos fatos, foram autuados em flagrante pela autoridade policial e permaneceram detidos numa das celas da Unidade até a manhã de ontem, quando foram apresentados à Justiça em audiência de custódia. (J.B)