Polícia

Parque aquático do Jardim Primavera tem fiação elétrica furtada

Por conta de estar em estado de completo abandono, o parque aquático do bairro Jardim Primavera, na zona oeste de Boa Vista, teve sua fiação elétrica furtada neste fim de semana. No local, existem diversas pichações com referências ao crime organizado. O fato foi registrado nesta terça-feira (30), no 4º Distrito Policial.

A reportagem da Folha foi até o endereço e perguntou aos moradores sobre a situação em que se encontra o parque. Um deles – que não quis se identificar – nos informou que os furtos ao patrimônio público são frequentes e que o local agora serve como ponto de encontro para usuários de drogas. 

A estudante Stefanny Oliveira, moradora da região, sente tristeza sempre que precisa passar próximo dali. “Eu recordo que na minha infância as escolas nos levavam até lá para que tivéssemos uma ‘tarde de lazer’ e nos divertíamos muito. Imaginar que um local que me deu tantas lembranças boas hoje está abandonado e que poderia ser utilizado pelas nossas crianças hoje em dia, é lamentável”, disse.

Em 2017, populares foram surpreendidos ao encontrarem a cabeça de um adolescente de 17 anos em frente ao parque. Na época, vídeos compartilhados, mostraram que o rapaz teve as mãos amarradas e foi morto por integrantes de uma facção criminosa.

Madalena Batista, empresária, acredita que se o parque fosse reativado, a segurança na região poderia aumentar. “Resido nas proximidades há 22 anos e, depois que foi fechado, as ruas do entorno ficaram escuras. É muito perigoso andar por ali à noite. É um prato cheio para os criminosos”, lamentou.

Em 11 de fevereiro deste ano, a Folha publicou uma matéria sobre o abandono dos parques na capital e questionou a Secretaria de Educação e Desporto sobre a possibilidade da reforma e reativação dos mesmos. Em resposta, informaram que seriam feitas limpeza e catalogação do que havia nos parques e do que, eventualmente, foi retirado em ações de vandalismo. Após este levantamento, o Instituto de Desportos de Roraima (IDR) buscaria parceiros para revitalizar as estruturas. Nossa reportagem procurou a SEED novamente para questionar sobre as referidas promessas e foi informada que a secretaria tem conhecimento do furto ocorrido no Parque Aquático Jardim Primavera e que a atual gestão está estudando alternativas para recuperar esses espaços esportivos, levando em conta a situação de recuperação financeira do Estado.