Polícia

Ossada de garimpeiro assassinado por facção criminosa é resgatada

Restos mortais foram encontrados na região de Alto Alegre

Os restos mortais supostamente de David do Nascimento Nonato, de 32 anos, morto em uma região de garimpo próximo ao Rio Uraricoera, em Alto Alegre, foi resgatado nessa quarta-feira, 14, durante uma ação integrada. A vítima foi assassinada em julho do ano passado, provavelmente por uma facção criminosa.

A ação contou com agentes da Polícia Civil e militares do Corpo de Bombeiros. Conforme o delegado Titular do município, Wesley Costa de Oliveira, a ossada humana foi localizada em uma região de difícil acesso, a 70 km da sede de Alto Alegre. Os policiais caminharam a pé, dentro da mata, uns 500 metros até encontrar a ossada. A ação foi decorrente das investigações do caso do homicídio de David.

O delegado conta que a mãe da vítima registrou o boletim de ocorrência comunicando a morte do filho, no dia 03 de julho e que imediatamente foram tomadas as providências para o andamento do caso, visando identificar o suposto autor e a motivação do crime.

Algumas informações foram prestadas pela mãe da vítima, que contribuíram para auxiliar  as investigações.

“Em seu relato a mãe afirmou que David foi morto no dia 1 daquele mês e que não sabia quem tinha  praticado o crime, mas que provavelmente teriam  sido integrantes de uma facção criminosa. Ela disse que o filho estava trabalhando na região de garimpo, por conta própria, havia seis meses e que sabia que ele tinha sido morto e que estava enterrado naquela região. Ela disse ainda que tomou conhecimento que o filho foi morto com requintes de crueldade e que teve a cabeça decepada”, contou o delegado.

Somente com o avançar das investigações foi possível encontrar a possível localização do corpo.

“Foi quando unimos forças entre a nossa delegacia, com apoio do GRT (Grupo de Resposta Tática), IML (Instituto de Medicina Legal) e o Corpo de Bombeiros. Fomos até o local indicado e após escavações  foram encontrados os restos mortais”, disse.

A ossada da vítima foi encontrada e encaminhada  para perícia técnica da Polícia Civil. 

 “Exames serão feitos para comprovar se, de fato, são os restos mortais de David e os resultados serão adicionados no processo com o intuito de que o crime seja completamente esclarecido”, concluiu Wesley Costa de Oliveira.

O delegado disse ainda que diligências continuam em andamento para esclarecer a autoria do crime.

“Com essa ação concluímos uma etapa da investigação e vamos continuar os trabalhos para elucidarmos a autoria do crime. Também, importante destacar que pudemos trazer um pouco de conforto para essa mãe. Ela sabia que o filho estava morto e precisava resgatar o corpo para poder, assim, oferecer um enterro decente a ele” disse.


Os policiais caminharam a pé, dentro da mata, uns 500 metros até encontrar a ossada (Foto: Polícia Civil)