Polícia

Operação destrói aeronave e equipamentos de garimpeiros na Terra Yanomami

Ação foi realizada na quinta e sexta-feira, mas os resultados só foram divulgados pela FAB neste sábado

Uma operação coordenada pela Polícia Federal (PF), o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e a Força Aérea Brasileira (FAB) resultou na destruição de uma aeronave e de duas barracas com utensílios de garimpeiros na Terra Indígena Yanomami. Os resultados da ação foram divulgados pela FAB neste sábado (3).

Na tarde de sexta-feira (2), aeronaves da FAB identificaram a passagem proibida de um avião irregular, que pousou em uma estrada de terra de cerca de 70 quilômetros. Os tripulantes fugiram com dois motociclistas que já os aguardavam no local.

Nesse momento, o Ibama inutilizou a aeronave Cessna Aircraft 182P, fabricada em 1973, e que estava com o certificado de aeronavegabilidade vencido desde 2021. O espaço aéreo no território indígena está fechado desde abril.

Na quinta-feira (1º), a PF destruiu duas barracas com utensílios de garimpeiros, como máquina de lavar, fogão, freezer, motosserra e combustível, além de dois motores de sucção e um gerador movido a gasolina.


Barracas destruídas pelos agentes (Foto: Divulgação)

Os agentes, ao chegarem à localidade, identificaram indícios de presença humana recente no local, como os alimentos perecíveis em condições de consumo, suficientes para aproximadamente cinco pessoas.