Polícia

Menor e comparsa são detidos com moto roubada e revólver

Um adolescente, de 17 anos, e um comparsa, de 24 anos, foram detidos por volta das 21h do domingo, 4, na avenida Major Elcidon Pinto, principal via do Conjunto Cidadão, bairro Laura Moreira, na zona oeste da Capital, em posse de uma moto roubada e de uma arma de fogo.

Segundo a guarnição da Polícia Militar, enquanto fazia o patrulhamento de rotina pelas ruas do Conjunto Cidadão, avistou a dupla em uma moto, modelo Honda/Fan, 125 cilindradas, cor vermelha, pronta para abordar duas jovens que estavam sentadas numa parada de ônibus manuseando os celulares, mas quando viram a aproximação da viatura, iniciaram fuga.

A equipe da PM fez um acompanhamento ao veículo usado pelos suspeitos e mesmo acionando os sinais sonoros e luminosos, somente após dois quilômetros conseguiu detê-los, quando caíram da moto, na esquina da rua CC-09 com a avenida dos Trabalhores ainda no Conjunto Cidadão. Os dois elementos ainda tentaram fugir correndo em direções opostas, mas foram abordados.

Na cintura do adolescente foi encontrado um revólver calibre 38, marca Rossi, contendo três munições intactas, numeração raspada e oxidado. Após consulta ao sistema de Gerenciamento de Trânsito (Getran), constatou-se a restrição de roubo e furto da moto. Além disso, a placa da moto estava adulterada. Os suspeitos transformaram o número “8” em “9”. A proprietária da motocicleta foi informada sobre a recuperação e que seria levada para a Central de Flagrantes do 5º DP.

O menor infrator assumiu que usou a arma tanto para efetuar o roubo da moto, na qual foi apreendido, como também uma série de assaltos pela cidade, inclusive o roubo de uma outra motocicleta, modelo Honda/Bros, cor branca, no bairro São Bento, ainda zona oeste de Boa Vista. A dupla disse que integra uma organização criminosa que atua dentro e fora dos presídios de Roraima.

A guarnição da PM destacou que no início do ano, o mesmo adolescente já tinha sido apreendido, dessa vez, em posse de uma arma longa com cano cerrado. Os suspeitos foram levados à Delegacia, juntamente com todo o material encontrado com eles, para serem ouvidos pela autoridade policial.

Diante da contundência das provas, considerando a materialidade do crime, o delegado lavrou o Auto de Apreensão em Flagrante por Ato Infracional (AAFAI) contra o adolescente que confessou que realizou os crimes sozinho, motivo pelo qual o comparsa foi liberado.

O menor foi levado para audiência com a Justiça especializada na manhã de ontem, 5, antes de ser encaminhado para o Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE), zona rural do município. (J.B)