Polícia

Mais de 20 mil BOs online são registrados em 2020

Dos tipos de Boletins de Ocorrências mais registrados, destacam-se três naturezas: em primeiro lugar está extravio de documentos, com 10.186 Boletins, seguido de furtos simples, com 3.611 registros, e preservação de direitos, com 3.397 registros.

Lançada em setembro de 2019, a Delegacia Online é uma aliada da Polícia Civil, pois facilita a vida do cidadão e libera um número maior de agentes para a investigação de outros crimes. Somente no ano passado, foram registrados de forma eletrônica 20.693 Boletins de Ocorrência .

O volume de Boletins de Ocorrências registrados pela Delegacia Online representa uma média de 1724 registros ao mês.

Para o diretor do DENARC (Departamento de Narcóticos), delegado Fernando Olegário, responsável pela consolidação e validação dos registros de Boletim de Ocorrência da Delegacia Online, este serviço é de extrema importância e facilita a vida do cidadão.

“Muitas vezes, o cidadão procura o Distrito para registrar um Boletim de Ocorrência e quando chega na unidade policial precisa esperar. Com a Delegacia Online, o cidadão não precisa esperar para fazer o registro. Ele pode fazer de sua casa, pelo computador ou até mesmo pelo celular”, destaca o delegado Olegário.

Segundo o diretor, quando o Boletim Online é registrado, um policial é responsável por validar o documento e um delegado faz o despacho para a unidade policial competente. O cidadão recebe a cópia do Boletim por e-mail.

REGISTROS

Quando foi lançada, a Delegacia Online ofertava o registro de Boletim de Ocorrência Online de apenas três naturezas criminais: perda e extravio de bens, documentos e objetos, inclusive aparelhos celulares, situações para fins de preservação de direitos e furtos simples de alguns tipos de bens e documentos.

Devido a Pandemia do novo Coronavírus, no dia 15 de abril de 2020, a Polícia Civil aumentou o número de naturezas criminais para registro de Boletim de Ocorrência online, saltando de 3 para 13, tais como: injúria, apropriação indébita, difamação, calúnia, extravio (tais como perdas de documentos e objetos, inclusive aparelhos celulares), estelionato, dano, constrangimento, furto simples, preservação de direito, maus tratos a animais, ameaça e roubo.

Através da Delegacia Online também é possível ter acesso ao Atestado de Antecedentes Criminais. Esse serviço era disponibilizado somente na modalidade presencial, no Instituto de Identificação.

DADOS

De 25 de setembro, quando foi lançada, até dezembro de 2019, a Delegacia Online registrou 2.221 Boletins de Ocorrência.

De janeiro a dezembro de 2020, foram registrados 20.693 boletins de ocorrências. Só em janeiro de 2021, foram registrados 1.385 boletins de ocorrências. Totalizando, desde o seu lançamento, 24.299 registros na Delegacia Online.

Dos tipos de Boletins de Ocorrências mais registrados, destacam-se três naturezas: em primeiro lugar está extravio de documentos, com 10.186 Boletins, seguido de furtos simples, com 3.611 registros, e preservação de direitos, com 3.397 registros.