Polícia

Mais de 160 policiais militares são promovidos

A ascensão na carreira representa para os militares a valorização profissional e vem junto mais responsabilidades

Cento e sessenta e cinco policiais militares, sendo 90 oficiais e 75 praças foram promovidos nessa sexta-feira, 28. A solenidade ocorreu no Comando Geral da Polícia Militar (PMRR) e foi alusiva ao dia 21 de abril, dia de Tiradentes, considerado patrono da instituição.

A ascensão na carreira representa para os militares a valorização profissional e vem junto mais responsabilidades, pois irão assumir posição de comando. Para a promoção, a corporação utilizou como critério o mérito intelectual e o tempo de efetivo serviço.

A policial Ligia Ramalho foi promovida ao posto de segundo tenente, falou sobre sentimento ao galgar mais um posto na carreira.

“O sentimento que fica é de agradecimento por ter esse reconhecimento. Após 15 anos de efetivo serviço prestado para nossa instituição, poder agora ostentar o primeiro posto ao oficialato que é de segundo tenente PMRR”, descreveu.

Também entre os promovidos, o tenente Prata Ventura recordou o caminho percorrido e destacou a responsabilidade após assumir o novo posto, agora como oficial.

“Acredito que chegar ao oficialato era o sonho de todos. Nós esperamos conseguir atender às expectativas dos comandantes superiores e cumprir da melhor forma o nosso papel como recém-promovidos, mas agora com mais responsabilidades, porque, além do bônus, tem ônus”, esclareceu.

Nos últimos quatro anos, foram realizados diversos cursos de formação, habilitação e aperfeiçoamento.

“Tivemos a promoção de 165 policiais, não seria possível se os militares não estivessem capacitados. Então, em cada promoção, o policial passa por um curso de aperfeiçoamento, um curso de formação no qual ele se prepara para a próxima função. Cada equipamento, viatura, armamento que chega, a Polícia Militar treina e atualiza esses policiais para operarem esses equipamentos”, destacou o comandante geral da PMRR, coronel Miramilton.

POLÍCIA MONTADA

Ainda durante a solenidade, mais 20 policiais da Cavalaria Montada concluíram as atividades do 6° Curso de Especialização em Policiamento Montado e estão preparados para reforçar o policiamento em Roraima por meio dessa modalidade.

A qualificação ocorreu no período de 2 de março a 20 de abril deste ano, com carga horária de 600 horas aulas. O objetivo principal do treinamento foi capacitar os policiais militares com conhecimento técnico específico na arte equestre, a fim de desenvolverem o policiamento ostensivo utilizando o cavalo como processo de policiamento.

O primeiro colocado do curso, agora apto, Anderson Ricardo Sganzerla, disse que vai colocar em prática o seu conhecimento adquirido durante o treinamento em benefício da população.

“Sentimento de muita alegria de conseguir concluir com êxito e com muita aprendizagem, poder empregar toda essa aprendizagem, toda essa carga de ensinamentos para proteger e defender o cidadão do estado de Roraima”, complementou.


Foto: Ayla Grandez/Secom)