Polícia

Jovens são obrigados a cantar durante abordagem

Suposta abordagem da Guarda Municipal no Mirandinha causa polêmica

Um suposto caso de abuso de autoridade envolvendo Guardas Municipais foi denunciado ao Jornal Folha de Boa Vista. Em um vídeo divulgado, um jovem aparece fazendo um rap em pé de costas com as mãos para trás enquanto outro fica calado também de costas. A abordagem ocorreu na Praça do Mirandinha, porém não se sabe quando o vídeo foi registrado.

No vídeo, é possível ouvir o guarda exigindo que os jovens façam a rima “-Vai ficar a noite todinha aí. Continua falando”. Os pertences dos jovens como a carteira, boné e celular foram colocados em cima do palanque da praça. O vídeo foi embaçado para proteger a imagem dos jovens, porém é possível ver ao canto do vídeo uma pessoa com os trajes parecidos com a farda da Guarda Municipal.

O exercício do direito ao silêncio não significa que o mesmo seja interpretado em desfavor de quem silencia. Ninguém (nem mesmo delegado ou policial) pode obrigar o suspeito a falar e nem estabelecer condições mais graves caso haja o exercício do direito ao silêncio.

Outro lado – A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito informa que não é possível identificar, nas imagens, a participação de um guarda municipal. Reforça que esse tipo de abordagem não faz parte da postura adotada pela instituição e, caso haja algum tipo de denúncia formal referente a esse fato, o caso será rigorosamente investigado.