Polícia

Indígena é baleado após ameaçar agentes da Funai e Força Nacional com arma

Na embarcação foram apreendidos 600 litros de Diesel, mais de 100 munições, entre outros itens

Um indígena foi baleado após ameaçar agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Força Nacional com uma arma de fogo, na tarde dessa terça-feira, 15, na área indígena Yanomani Wallo Pali, no município de Alto Alegre.

Na embarcação foram apreendidos 600 litros de Diesel, mais de 100 munições, entre outros itens.

De acordo com informações da Força Nacional, a guarnição foi acionada pelos agentes da Funai que avistaram uma embarcação de pequeno porte, com quatro ocupantes em atitude suspeita. Ao tentar fazer a abordagem foi solicitada a parada, porém não foi obedecida e os suspeitos empreenderam fuga.

Os policiais, acompanhados dos agentes da Funai, realizaram o acompanhamento da embarcação. Ainda de acordo com a polícia, foram emitidos diversos sinais de advertências, como alerta sonoro, comando de voz e gesticulação, o que não foi obedecido. Quando as equipes emparelharam as embarcações, o homem jogou seu barco contra a embarcação das equipes com a intenção de virá-lo.

Momento em que pegou uma arma de fogo e direcionou para as equipes de agentes fazendo menção de efetuar disparos. Foi determinado que ele largasse a arma, o que não foi obedecido. Diante da ameaça e para resguardar a integridade das equipes, foi efetuado um disparo de carabina, que atingiu de raspão o braço esquerdo do indígena.

Foi dada voz de prisão e o homem deve responder por tentativa de homicídio e posse ilegal de arma de fogo.

MATERIAL APREENDIDO

Na embarcação que ele estava foram apreendidas duas espingardas calibre 20 milímetros, 54 munições calibre 20 milímetros, 50 munições calibre 22 milímetros, 12 carotes de óleo Diesel com 50 litros cada. O material seria para a manutenção de maquinário de extração de garimpo ilegal.

Os envolvidos e o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia do município para as providências cabíveis.