DIZ ASSOCIAÇÃO

Indígena alvejado em confronto com garimpeiros está em estado terminal

Venâncio Xirixana, foi um dos alvejados na Terra Yanomami, no dia 29 de abril

O resgate foi feito pelo Dsei Yanomami (Foto:  Reprodução/Instagram/@herukari08)
O resgate foi feito pelo Dsei Yanomami (Foto: Reprodução/Instagram/@herukari08)

O indígena Venâncio Xirixana, que foi um dos três alvejados em confronto com garimpeiros na Terra Yanomami, no dia 29 de abril, está em estado terminal na UTI do Hospital Geral de Roraima (HGR), informou a Associação Ninam do Estado de Roraima.

No comunicado eles dizem que manhã desta quinta-feira, 17, o boletim médico que que o paciente se encontra em cuidados paliativos, depois de passar por alguns procedimentos cirúrgicos, todos sem sucesso.

LEIA MAIS

Morre um dos indígenas atingidos em ataque na Terra Yanomami

“Segundo nos informaram, o mesmo continuará sendo cuidado pela equipe da UTI, porém não há mais o que seja feito para restabelecer sua saúde, o mesmo possui diversas perfurações no intestino causado pelo projétil, o que causou uma infecção, que evoluirá ao óbito”, diz trecho da nota.

Esta será a segunda vítima do conflito com os garimpeiros que ocorreu na comunidade do Uxiu.  

A Associação disse que tem acompanhado a situação e teme que novos casos aconteçam. “A dor do povo Ninam é muito grande. Mais um parente jovem que perdemos, tememos que seja só mais um”, finaliza a nota.

A outra vítima do ataque foi Ilson Xirixana, de 36 anos, que atuava como agente de saúde na comunidade e foi atingido na cabeça. Ele morreu no dia 30 de abril.

Ataque- Os garimpeiros armados invadiram a comunidade e atiraram contra os indígenas.

As vítimas foram resgatadas pelos profissionais do DSEI Yanomami e foram removidos ao HGR.