Polícia

IML libera corpo de estudante que morreu em acidente no Uiramutã

Na manhã dessa sexta-feira, 13, o Instituto de Medicina Legal (IML) liberou o corpo da estudante Jozivane Dias Padrinho, 18 anos, que morreu no acidente com uma pick-up de transporte escolar, modelo Mitsubishi/L200, que capotou no fim da manhã da quinta-feira, 12, na RR-171, município do Uiramutã, região Nordeste do Estado.

Os policiais militares contaram que quando chegaram ao local dos fatos, cerca de 50 quilômetros após a Comunidade do “Canta Galo”, o veículo estava destruído, devido ao capotamento e nas proximidades do veículo estava o corpo da jovem já em estado de rigidez cadavérica.

O carro seguia do Km 100 do Amajarí para a Comunidade Água Fria, no Uiramutã quando por volta das 10h30, aconteceu o acidente. Todas as vítimas foram levadas para o Hospital do Uiramutã, sendo que dois estavam em estado grave, por isso foram trazidas para a Capital por uma aeronave, identificados como Rikelme Francelino Taurepang, 19 anos e Ana Gabriele Estevão da Silva, 17 anos.

BOLETIM – Na tarde de ontem, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) divulgou Boletim médico atualizado do estado de saúde das vítimas que tinha sido confeccionado às 15h53. As informações foram prestadas pela Coordenação do Trauma do HGR (Hospital Geral de Roraima).

Segundo o hospital, o estudante Rikelme Francelino Taurepang continua internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da unidade. Seu estado de saúde é considerado grave, uma vez que sofreu traumatismo craniano, lesão no hemotórax esquerdo e fratura de ossos da face. Encontra-se entubado e respira com ajuda de ventilação mecânica. Ele já passou por cirurgia bucomaxilofacial e está sob cuidados médicos na UTI.

A paciente Ana Gabriele Estevão da Silva permanece em observação no Grande Trauma do HGR. Ela deu entrada na unidade com traumatismo abdominal fechado com lesão pequena de baço, além de uma fratura na clavícula esquerda e algumas lesões na costela. Apesar disso, ela está lúcida e não corre risco de morte.

O terceiro ferido, Francisco Osvaldo de Sousa, de 50 anos, chegou até a unidade as 17h50, com pequenos machucados e fratura em um dos dedos do pé. Ele foi avaliado pela equipe médica e liberado para voltar para casa.

MAIS VÍTIMAS – Em contato com o Centro de Saúde Cláudio Pereira, de Uiramutã, a Sesau foi informada da existência de mais dois feridos. Por telefone, a direção confirmou que se tratam de duas jovens. Uma delas, Carmen Naia Oliveira da Silva, 18 anos, teve uma fratura no ombro esquerdo. Seu estado de saúde é considerado estável e a previsão é que ela seja transferida de avião para Boa Vista neste sábado, dia 14.

A outra paciente, Poliana de Oliveira da Silva, 18 anos, deu entrada na unidade com um trauma no tornozelo. A lesão não foi grave e ela já teve alta.

SEM PLACAS – O veículo que transportava as vítimas estava sem placas dianteira e traseira e pelo número do chassi, os policiais descobriram quem era o proprietário, mas ele não compareceu na quinta-feira para fazer do automóvel que não foi removido pela PM por falta de meios. 

A Perícia e rabecão do IML chegou ao local do acidente às 19h20 e às 19h50 o corpo foi removido. Jozivane era estudante da Escola Estadual Indígena São Sebastião do Caila, na Comunidade Indígena Água Fria e vivia com a família na Comunidade do Caraparu III. A família fez o translado do corpo para ser enterrado no município de origem. (J.B)