Polícia

Familiares denunciam que não conseguem levar alimentos para detentos

A entrega de Sacolões, como é chamada o envio de alimentos e itens de higiene, está suspenso desde o dia 9 deste mês

Familiares de detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) denunciaram nesta quinta-feira, 23, que não estão conseguindo encaminhar alimentos e materiais de higiene aos presos. Por conta disso, eles estão realizando desde cedo uma mobilização em frente à unidade.

“Hoje era para acontecer a entrada de ‘Sacolão’, mas a entrega não está acontecendo desde o dia 9, e até agora não temos nenhuma uma resposta de quando será retomada. Não há como tentar reeducar alguém nessas condições”, desabafa uma das manifestantes.

Com faixas e cartazes, os familiares dos presos cobram uma resposta por parte da administração da unidade. “Preferem deixar que os alimentos percam a validade do que fazer a entrega a eles. Nós também sofremos com essa situação”, destacou a irmã de um detento.

O OUTRO LADO

Sobre a suspensão da entrada de “Sacolão”, a reportagem entrou em contato com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) que informou que a manifestação na Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo) tem envolvimento de esposas dos reeducandos, em resposta à suspensão da visita e entrega de gêneros alimentícios e produtos de higiene pessoal.

Esclarece ainda que o motivo da suspensão se deu em razão das recentes fugas e trata-se de medida de segurança, mas a situação será normalizada em breve.