Polícia

Em um dia, PF destrói cinco acampamentos de garimpo

Policiais também usaram 10kg de explosivos para destruir maquinários. Operação Libertação atua na reserva há pouco mais de um mês.

Cinco acampamentos de garimpo ilegal na Terra Yanomami, foram destruídos pela Polícia Federal, somente na quarta-feira (15). A ação contou com apoio do Comando Conjunto das Forças Armadas, pela Operação Libertação.

A ação, que durou todo o dia, focou em pontos que estavam sendo monitorados por meio de serviços de inteligência que constataram a continuidade da atividade de garimpo ilegal, conforme a PF. 

Foram destruídos motores, barracas, geradores, placas solares e apreendidos mais de 1000 litros de combustível. O Grupo de Bombas e Explosivos da corporação utilizou mais de 10 kg de explosivos na destruição do maquinário.

Conforme a PF, mais ações de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami continuarão a ocorrer. A Operação Libertação ocorre há pouco mais de um mês e é realizada pela Polícia Federal em conjunto com o Ibama, Forças Armadas, Força Nacional de Segurança Pública, Funai e Polícia Rodoviária Federal.