Polícia

Confira dicas para evitar furtos e roubos de celulares durante o Carnaval

O equipamento é indispensável não somente para se comunicar, mas também para acessar contas bancárias

Com as festividades de Carnaval, em que há uma maior aglomeração de pessoas nas ruas e nos bailes, a prática de furto e roubos aumenta. Confira dicas para cuidados com os pertences, principalmente, o aparelho celular. O equipamento hoje é indispensável não somente para se comunicar, mas também para acessar contas bancárias.

Conforme a delegada-geral adjunta da PCRR, Darlinda de Moura Santos Viana, a prevenção é a melhor estratégia para evitar os transtornos.

“A primeira dica é não levar o celular para brincar o carnaval, mas se não for possível, a orientação é evitar deixar o aparelho de telefone, dentro do carro, e assim evitar o arrombamento do veículo, para que o telefone não seja roubado ou furtado”, enfatizou a delegada.

Outra dica é em relação às selfies. “É importante que a pessoa se certifique se não há alguém observando sua ação e seja rápido para evitar ser roubado”, ressaltou.

Darlinda orienta também a utilizar os meios de segurança disponíveis nos aparelhos de telefones e ativá-los.

“É importante para impossibilitar que o criminoso que roube, furte ou ache o aparelho de celular entre nas centrais de controle, retire a possibilidade de acesso às redes sociais, e consiga ingressar dentro do seu aparelho”, ressaltou.

A delegada destaca que quando o cidadão ativa todos os itens de segurança, o infrator ao entrar nas notificações não consegue ingressar, porque vai exigir senha.

“E, assim, a pessoa mantém seus dados privados, evitando que caiam em mãos erradas durante o carnaval em caso de perda, roubo ou furto do celular”, observa.

A delegada destaca ainda que, se porventura, o uso do celular for extremamente necessário, e o cidadão for alvo de algum tipo de crime, é importante que faça registro de boletim de ocorrência, que pode ser feito, de forma cômoda, através da Delegacia Virtual, acessando o site oficial da Polícia Civil. 

 


Delegada-geral adjunta da PCRR, Darlinda de Moura Santos Viana (Foto: Polícia Civil)