Polícia

Acusados de terem assassinado adolescente são presos

A vítima foi submetida a um tribunal do crime por integrantes de uma facção

Uma investigação realizada pela equipe da Delegacia Geral de Homicídios (DGH) para esclarecer o assassinato do adolescente Ithallo Gabriel Almeida Santana, de 15 anos, ocorrido na madrugada do último dia 16, resultou na prisão de dois adultos e na apreensão de um adolescente envolvidos no crime.

A vítima foi submetida a um tribunal do crime por integrantes de uma facção e a ordem de execução partiu de um criminoso que vive em outro Estado.

O corpo do adolescente foi encontrado com mãos e pés amarrados, em um terreno baldio, localizado na Rua Mandi, no bairro Santa Teresa, por volta das 6h45 do dia 16. A vítima foi morta com golpes de perna-manca e de faca.

De acordo com informações prestadas pela delegada Francilene Lima Hoffmann de Vargas, que preside as investigações, logo após a notícia do crime, a equipe da DGH esteve no local e iniciou as diligências para esclarecer, inicialmente, a identidade da vítima, as circunstâncias e autoria do crime.

Com a identificação da vítima no mesmo dia, os policiais passaram a investigar o crime. Por meio de uma mensagem encaminhada para o telefone celular de um familiar pela própria vítima, os policiais identificaram que ele marcou um encontro com uma mulher, ainda não identificada.

Vítima teria sido atraída para emboscada por uma mulher

As investigações da Polícia Civil apontam que a vítima caiu em uma emboscada.  A mulher com quem ele marcou um encontro o atraiu até o local do crime, uma residência próxima ao terreno baldio em que seu corpo foi encontrado, onde foi “julgado” e “sentenciado” à morte.

Durante as investigações os policiais identificaram os demais integrantes do tribunal do crime e que participaram da execução da vítima.

Os policiais trabalham com a informação de que sete pessoas participaram do crime, sendo duas mulheres e cinco homens.

Os acusados fizeram uma espécie de “conferência” com um integrante da facção de outro Estado, que deu a ordem para a execução da vítima, que foi morta a golpes de faca e pauladas com uma perna-manca. Depois, o corpo foi arrastado e jogado no terreno baldio.

Prisões ocorreram no Residencial Vila Jardim

Durante todo o dia de ontem (18), policiais da DGH com apoio do GRT (Grupo de Resposta Tática) realizaram diligências no Residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, para localizar e prender os envolvidos no crime. Foram presos ainda em flagrante, devido a continuidade das diligências, um jovem de 21 anos, outro de 18 anos e um adolescente de 17 anos.

Durante a ação os policiais apreenderam também aparelhos de telefone celular, 24 papelotes de drogas em poder do suspeito de 21 anos, que assumiu ser traficante de drogas e que atua no Residencial Vila Jardim e na Praça Mané Garrincha.

Eles foram autuados em flagrante por homicídio qualificado por motivo fútil, a traição ou emboscada, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, por organização criminosa e tráfico de drogas.

Os dois adultos confessaram a participação no crime e falaram detalhes da execução aos policiais. A frieza dos criminosos impressionou os policiais, devido à banalização à vida.

Os adultos foram encaminhados para a Audiência de Custódia e tiveram suas prisões em flagrante convertidas em prisão preventiva pela Justiça. O adolescente apreendido foi internado no CSE (Centro Sócio Educativo).

Os policiais continuam as investigações para identificar e localizar os demais envolvidos no crime.

Para a delegada Francilene de Vargas, o crime foi esclarecido, mas as diligências terão continuidade para que todos os envolvidos sejam identificados, localizados e presos.

Leia Mais: